O sistema de mensagens iMessage da Apple é um modelo bastante conveniente para quem quer bater papo com outros donos de iPhones. No entanto, tentar trocar seu dispositivo por um movido a Android ou Windows Phone e ao mesmo tempo manter seu número de telefone pode se tornar um verdadeiro calvário para quem faz uso do recurso.
Desde o final de 2011 há relatos circulando na internet, feitos por pessoas que substituíram um smartphone da empresa da Maçã e escolheram um de outra marca, que contam sobre como suas mensagens de texto deixaram de ser entregues após a troca de aparelhos. O problema piorou há pouco tempo por conta de uma falha nos servidores da Apple, o que levou a empresa a finalmente reconhecer o problema e a se manifestar pela primeira vez a respeito.
Nossos vídeos em destaque
“Nós recentemente corrigimos um bug nos servidores do iMessage que estava causando problemas para alguns usuários, e planejamos liberar uma correção adicional para o defeito em uma atualização de software futura. Quem ainda estiver com dificuldades deve, por favor, contatar o AppleCare” informou a companhia.
)
Segurando as pontas
Embora a Apple não entre em detalhes sobre quando ou como essa medida final da próxima atualização do iOS vai melhorar as coisas, a empresa parece estar confiante de que essa solução será definitiva. Enquanto isso, quem quiser trocar um iPhone por um Android ou WP deve antes desativar o iMessage no celular e desmarcar o seu número em quaisquer outros dispositivos da Maçã em que costume usar o serviço de mensagens.
Vale ressaltar, no entanto, que essas medidas não dão garantia total de que o problema não vai acontecer e requerem planejamento com antecedência – o que as torna impossíveis de executar caso seu iPhone seja roubado ou perdido, por exemplo. A Apple também possui um mecanismo próprio para tentar remover usuários do seu sistema do iMessage quando eles trocam de celular, mas esse processo também não funciona de forma impecável.
)
Foi parar nos tribunais
A questão toda chegou a tal ponto que se tornou a causa de uma ação legal por parte de uma mulher residente estado norte-americano da Califórnia, originando um processo contra a empresa. Ela afirma que a retenção de mensagens por parte de Apple está impedindo que ex-clientes que abandonaram o iPhone de utilizarem os benefícios totais dos planos de telefonia móvel que pagam.
Dessa forma, o texto do processo acusa a companhia da Maçã de violação das leis de justa competição e afirma que a atitude da empresa interfere com a habilidade das operadoras de proporcionar de forma plena o serviço prometido aos seus clientes. Questionada pelo site Re/Code, a Apple recusou comentar sobre o caso.
)
)
)
)
)
)
)