Logo TecMundo
The BRIEF

CEO do Google enfrenta protesto ao participar de formatura nos EUA

Estudantes exibiram cartazes contra o Google e vaiaram Sundar Pichai enquanto ele discursava na Universidade de Stanford.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule16/06/2026, às 13:30

O CEO do Google, Sundar Pichai, foi alvo de protestos de estudantes ao participar de uma cerimônia de formatura na Universidade Stanford, em Palo Alto (Estados Unidos), no último fim de semana. A manifestação teve como motivação os contratos de computação em nuvem com o governo de Israel e o Serviço de Imigração e Fiscalização norte-americano (ICE).

Segundo o TechCrunch, aproximadamente 200 formandos se levantaram e abandonaram o evento assim que o executivo começou a proferir seu discurso. Além disso, vaias foram ouvidas enquanto o orador principal falava, como mostram vídeos compartilhados no X. A gigante das buscas não comentou o incidente.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Cartazes e vaias contra o Google

Organizado por diferentes grupos ativistas, o protesto no campus da universidade californiana teve o Projeto Nimbus como um dos focos. Envolvendo o Google e a Amazon, a iniciativa firmada em 2021 por US$ 1,2 bilhão (R$ 6,1 bilhões na cotação atual) prevê o fornecimento de serviços na nuvem avançados para o governo israelense.

  • No contrato, também há a inclusão de ferramentas de IA e a participação das forças armadas de Israel como beneficiárias das tecnologias;
  • O projeto foi alvo de críticas internas à medida em que a guerra em Gaza se intensificava e a empresa continuou colaborando com Israel;
  • Isso levou à demissão de 28 funcionários do Google em 2024, mas os cortes não impediram a dissidência interna, segundo relatos da imprensa local;
  • Além disso, os manifestantes citaram a colaboração da gigante de Mountain View com o ICE, igualmente via contrato de serviço na nuvem, como outro motivador para o protesto.

Em meio ao discurso de Pichai, estudantes exibiram cartazes com frases como “Genocídio funciona no Google”, “Espiões do ICE com IA do Google” e “Palestina livre”. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que muitos também carregavam bandeiras da Palestina.

"Estamos saindo às ruas porque nos recusamos a glorificar as corporações que alimentam essa violência e exercemos nosso poder de escolher de forma diferente”, diz o comunicado relacionado ao protesto. Grupos como No Tech for Aparteid, Stanford Students for Justice in Palestine e Tech for Liberation estavam entre os participantes.

Ex-CEO do Google também foi alvo de manifestantes

No mês passado, o antigo executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, passou por uma situação semelhante à enfrentada por Pichai. Ele recebeu vaias ao discursar em uma formatura na Universidade do Arizona (EUA), mas por motivo diferente.

A recepção negativa ao orador aconteceu quando ele mencionou o impacto da IA no mercado de trabalho, sendo interrompido várias vezes. O ex-CEO continuou o discurso mesmo assim, encorajando os formandos a se adaptarem à tecnologia, contribuindo para moldar o uso desses recursos.

Curtiu o conteúdo? Siga no TecMundo e relembre a opinião de Pichai sobre o vibe coding.

star

Continue por aqui