O Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, interrompeu pousos e decolagens neste domingo (15) devido à presença de drones em seu entorno. Ao todo, cerca de 40 voos foram impactados pela suspensão temporária das operações.
A paralisação durou aproximadamente três horas, embora a Anac não tenha especificado o horário exato da ocorrência. Durante o período, 32 voos precisaram ser direcionados a outros aeroportos, enquanto 8 foram cancelados.
Nossos vídeos em destaque
Segundo a concessionária GRU Airport, o terminal retomou as operações normalmente ainda no domingo. O COE (Comandos e Operações Especiais) da Polícia Militar foi acionado e utilizou um bloqueador de sinal para restabelecer a segurança na área.
)
Entre as companhias afetadas, a Gol teve quatro voos com destino ao GRU impactados. Já a Latam registrou 22 voos atingidos pela interrupção.
Uso de drones próximo a aeroportos é crime
Em comunicado, a Anac reforçou que a pilotagem de drones em áreas próximas a sítios aeroportuários é proibida por lei e pode provocar acidentes graves. A agência alertou para os riscos da prática, especialmente em períodos de maior movimentação.
“A Anac pede que a população redobre os cuidados nas áreas dos aeroportos e não use esse tipo de equipamento, especialmente no período de carnaval, quando há um aumento de viagens aéreas no Brasil”, destacou o órgão.
Para acompanhar mais notícias sobre tecnologia, mobilidade e segurança aérea, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.
)
)
)
)
)
)
)