A Apple confirmou que vai usar a tecnologia do Gemini, modelo de inteligência artificial do Google, para alimentar a nova versão da Siri. A decisão, anunciada na segunda-feira (12), pode custar bilhões de dólares à empresa ao longo do tempo, segundo uma reportagem do Financial Times.
De acordo com a Apple, a escolha foi resultado de uma avaliação técnica detalhada. “Após uma avaliação cuidadosa, determinamos que a tecnologia do Google oferece a base mais capaz para os Apple Foundation Models e estamos entusiasmados com as novas experiências inovadoras que ela desbloqueará para nossos usuários”, afirmou a companhia.
Nossos vídeos em destaque
- Leia mais: Apple Creator Studio é o novo pacotão de apps criativos disponível por assinatura; confira
Apesar do anúncio, o Google não teria sido a única opção da Apple. Segundo o Financial Times, a empresa de Cupertino chegou a considerar uma parceria com a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, mas a negociação não avançou.
)
Um informante ouvido pelo jornal afirmou que a OpenAI fez “uma escolha consciente” ao recusar o acordo com a Apple. A natureza da proposta, no entanto, não foi divulgada publicamente.
É provável que Apple e OpenAI tenham ao menos discutido uma colaboração para a nova Siri. As duas empresas já firmaram acordos no passado, como a integração do ChatGPT à Siri tradicional para responder perguntas mais complexas feitas pelos usuários.
Atualmente, a OpenAI concentra esforços no desenvolvimento de um dispositivo próprio com foco em inteligência artificial. O projeto, porém, enfrentou dificuldades conceituais e até problemas de marca. Em dezembro, a startup responsável precisou abandonar o nome “io” após uma disputa judicial, o que levou inclusive à remoção do vídeo de apresentação da parceria.
Acordo com o Google pode custar bilhões
Segundo o Financial Times, o acordo fechado com o Google pode representar um custo de bilhões de dólares para a Apple ao longo do tempo. As estimativas exatas desse valor, entretanto, não foram reveladas.
A nova Siri ainda não tem data de lançamento confirmada. A expectativa é que mais detalhes sobre a assistente repaginada sejam apresentados durante a WWDC deste ano, evento anual da Apple dedicado às novidades de software.
Quer acompanhar de perto tudo o que envolve Apple, Google e o avanço da inteligência artificial? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais notícias de tecnologia.
)
)
)
)
)
)
)