A AMD revelou uma nova geração de processadores para desktop e dispositivos portáteis durante a conferência da empresa realizada nesta segunda-feira (05). A apresentação ficou a cargo da CEO da empresa, Lisa Su, já uma figura tradicional dos eventos da marca.
No geral, a companhia focou em componentes que aprimoram o desempenho em áreas como games, inteligência artificial (IA) e criação. Os produtos são voltados tanto ao consumidor quanto para uso corporativo, como em data centers.
Nossos vídeos em destaque
Ryzen AI 400 e Ryzen AI PRO 400
A principal adição ao catálogo de produtos da AMD é a chegada das famílias de processadores Ryzen AI 400 e Ryzen AI PRO 400.
Segundo a fabricante, eles garantem "experiências de IA de próxima geração" com a ajuda de tecnologias como a arquitetura Zen 5 e NPUs modelo AMD XDNA 2 que garantem até até 60 TOPS de computação de IA.
)
Sistemas com processadores dessas linhas começam a sair já no primeiro trimestre de 2026 a partir de fabricantes parceiras como Acer, ASUS, Dell, HP, GIGABYTE e Lenovo. Já os desktops chegam no segundo trimestre deste ano.
Su confirmou também a chegada da atualização do software ROCm 7.2. Ele inclui uma melhor integração para Windows e Linux, suporte para a nova série Ryzen AI 400 de chips e integração ao ComfyUI.
Linha AMD Ryzen AI Max+
Outra novidade da AMD é a série de processadores otimizados para IA e jogos com arquitetura de memória unificada, a Ryzen AI Max+.
Elas permitem que fabricantes parceiras entreguem "PCs Copilot+ otimizados" na forma de notebooks ultrafinos premium, estações de trabalho e mini‑PCs.
Os modelos terão núcleos Zen 5 e gráficos AMD Radeon 8060S Series, além de NPUs baseadas na arquitetura AMD XDNA de segunda geração. Esses dispositivos estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2026 sob nomes de marcas como Acer e ASUS.
AMD Ryzen AI Halo
Relacionado com a categoria acima, mas fabricado pela própria AMD, o Ryzen AI Halo é um mini-PC que é chamado de "plataforma de desenvolvimento" voltado para IA.
)
O aparelho compacto permite computação de IA em nível de desktop a partir de gráficos integrados e execução local de modelos com até 200 bilhões de parâmetros. Com até 128 GB de memória unificada, ele será devidamente apresentado no segundo trimestre de 2026.
Ryzen 7 9850X3D
Voltando ao campo dos chips, o Ryzen 7 9850X3D é tido pela AMD como o "processador para jogos mais rápido do mercado".
)
Ele usa as tecnologias Zen 5 e 3D V‑Cache de 2ª geração da AMD para "latência ultrabaixa e taxas de quadros excepcionais", prometendo especificações técnicas interessantes que incluem:
- frequência de boost de até 5,6 GHz;
- 104 MB de cache total;
- oito núcleos de alto desempenho e 16 threads.
Aparelhos com esses processadores chegam já a partir do primeiro trimestre de 2026.
Processadores embarcados Ryzen P100 e X100
Além disso, a companhia revelou novos processadores Ryzen AI Embedded Série P100 e X100. Aqui, a ideia é acelerar e simplificar o desenvolvimento de sistemas embarcados, ou seja, dispositivos que rodem a partir de chips da marca em setores como o automotivo, industrial e autônomos no geral.
Eles incluem as tecnologias Zen 5, gráficos RDNA 3.5 e NPUs XDNA 2, com capacidade de até 50 TOPS de IA em um único chip compacto.
)
Ainda no setor, a AMD confirmou que vai participar da plataforma humanoide ainda conceitual Gene.01 da GBionics. No robô humanoide, a empresa contribui com o sistema de inteligência de código aberto, para combinar "robótica, IA e design centrado no ser humano".
Produtos para data centers
Por fim, a AMD também voltou a atenção para a apresentação da linha MI400 de soluções para data centers, usadas em mercados variados de IA e em empresas de diferentes portes.
)
A família é composta principalmente pelo Helios, o top de linha com até 3 exaflops de IA em um único rack para treinamento de parâmetros, com alta largura de banda e eficiência. Ele é acompanhado do AMD Instinct MI440X para soluções locais e AMD Instinct MI430X para IAs soberanas de computação híbrida.
Interessado em saber o que a rival Nvidia apresentou na CES 2026? Confira o resumo do TecMundo sobre a conferência da marca!
)
)
)
)
)
)
)