menu
Logo TecMundo
The BRIEF

PayPal solicita autorização para operar como banco nos Estados Unidos

Se aprovado, o PayPal Bank deve começar oferecendo empréstimos para pequenas empresas e poupança com juros para clientes.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule16/12/2025, às 15:00

Planejando expandir seu portfólio de serviços, o PayPal solicitou autorização para se tornar banco nos Estados Unidos. O pedido foi feito ao Departamento de Instituições Financeiras do estado de Utah e à Agência Federal de Seguro de Depósitos (FDIC), conforme anúncio na segunda-feira (15).

“Estabelecer o PayPal Bank fortalecerá nosso negócio e melhorará nossa eficiência, permitindo que apoiemos melhor o crescimento de pequenas empresas e as oportunidades econômicas em todo os EUA”, declarou o CEO da plataforma de pagamentos online, Alex Chriss.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Empréstimos e poupança para clientes

Se o pedido do PayPal para se transformar em banco for aprovado, a nova instituição financeira estreará ampliando a oferta de empréstimos. No momento, a plataforma já trabalha com linhas de crédito para os consumidores, mas a obtenção da licença bancária pode trazer melhorias.

  • A companhia quer fornecer soluções de empréstimo mais eficientes para pequenas empresas sediadas no território americano;
  • Com a aprovação, ela também poderia reduzir a dependência de outros bancos, fortalecendo os negócios da marca;
  • “Garantir capital continua sendo um obstáculo significativo para pequenas empresas que buscam crescer”, afirmou Chriss;
  • Outro serviço que deve fazer parte do portfólio do PayPal Bank é a conta poupança com juros, oferecendo rendimentos para os clientes.
sede-do-paypal
O PayPal Bank deve estrear oferecendo empréstimos e poupança para os clientes. (Imagem: JasonDoiy/Getty Images)

Há, ainda, a possibilidade de filiação direta com redes de cartões nos EUA, complementando as atividades de processamento e liquidação por meio de relacionamentos bancários existentes, de acordo com a plataforma.

Os depósitos feitos terão a cobertura de seguro do FDIC, garantia dada pelo governo para quantias de até US$ 250 mil por cliente, o equivalente a R$ 1,3 milhão pela cotação atual, caso o banco entre em processo de falência. O serviço é semelhante ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) no Brasil.

Pedidos aumentaram após retorno de Trump

A quantidade de fintechs interessadas em obter licença bancária nos EUA aumentou desde a volta de Donald Trump à Casa Branca, no início do ano, como destaca a Bloomberg Línea. O mesmo aconteceu com empresas de criptomoedas, incluindo Ripple, Circle Internet Group e Paxos, que conseguiram autorização recentemente.

O Nubank também solicitou autorização para operar como banco no país, em setembro, com o objetivo de expandir sua presença no exterior. O mesmo pedido foi feito no Brasil, após mudanças de regras do Banco Central que podem levar à mudança no nome da empresa.

Se aprovado, o banco do PayPal terá Mara McNeill como CEO. Ela possui mais de 25 anos de experiência no setor financeiro, tendo atuado anteriormente como presidente do Toyota Financial Savings Bank.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.