Gemini é 'turbinado' com novas funções e raciocínio para cálculos e códigos; veja o que mudou
Empresa detalha no Google I/O 2025 as melhorias gerais recebidas pela versão 2.5 Flash da IA da Google, além do modo Deep Think no 2.5 Pro que levanta hipóteses antes de responder.

20/05/2025, às 15:05
Atualizado em 20/05/2025, às 15:06
)
O Google aproveitou a conferência de abertura do evento Google I/O 2025 nesta terça-feira (20) para anunciar novidades para o Gemini. As melhorias envolvem tanto a plataforma em si quanto o modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) da empresa.
O chatbot recebeu novos recursos, incluindo respostas usando uma voz artificial e até um modo de raciocínio ainda mais complexo. A geração Gemini 2.5 segue como a mais recente, mas ela mesma foi atualizada para apresentar um melhor desempenho.
Algumas das novidades já estão disponíveis nos modelos de linguagem, enquanto outros seguem em fase de testes e terão uma liberação gradual para os usuários.
O Gemini agora conversa com você
Os modos 2.5 Flash e Pro do Gemini ganharão ainda um novo recurso de respostas em áudio. Assim, você pode ter uma experiência natural de conversa com o chatbot, enquanto ele traz respostas e conteúdos para você — assim como já acontece com o ChatGPT.
- A voz do Gemini terá expressividade na fala. Isso significa que ela pode falar de forma menos robótica, com nuances como um ritmo cadenciado, em um tom de voz que dá destaque para algumas sílabas;
- Segundo a empresa, o Gemini pode falar até de um jeito similar ao seu, caso detecte certas emoções no seu comando;
- Além disso, a plataforma fala vários idiomas e pode até trocar de uma língua para a outra durante a conversa, caso seja a vontade do usuário;
- O Google também fez novos testes como o modo text-to-speech, que transforma conteúdos escritos em áudios. A fala na versão atual também é expressiva, tem suporte para 24 idiomas e pode usar até duas vozes em um mesmo conteúdo.
O que é o novo modo Deep Think do Gemini?
A Google também revelou durante a conferência um novo modo do chatbot. Ele se chama Deep Think, ou Pensamento Profundo em tradução livre para o português, e é uma função que torna o Gemini 2.5 Pro capaz de construir um raciocínio para chegar a uma resposta.
Essa modalidade serve para que a IA da empresa seja capaz de realizar cálculos ou problemas matemáticos complexos, além de escrever ou revisar códigos com mais precisão. De acordo com testes internos, o Deep Think se sai melhor nessas duas tarefas que o Gemini 2.5 Pro sem essa melhoria e supera também modelos rivais, como as versões GPT-o3 e GPT-o4 mini da OpenAI.
)
O Deep Think vai passar por uma bateria de testes com um grupo reduzido de usuários a partir da API do Gemini antes de ser disponibilizado para mais pessoas. Até o momento, não há um cronograma detalhado para essas etapas.
O que muda no Gemini 2.5 Flash
O 2.5 Flash, que é a versão mais rápida e de menor gasto, também foi atualizado como um todo para apresentar um melhor desempenho. O modelo está "melhor em quase todas as dimensões" e, segundo o Google, apresentou performance aprimorada em raciocínio, multimodalidade (lidar com texto, imagem, áudio ou vídeo), programação e contexto.
- Saiba mais: LLMs: o que são Grandes Modelos de Linguagem?
Ele ainda está usando até 30% menos tokens em cada processamento de solicitação. A nova atualização do 2.5 Flash foi liberada pela Google para todos os usuários no aplicativo do Gemini e, até julho deste ano, estará disponível também para o Google AI Studio e a plataforma de desenvolvimento Vertex AI.
Mais novidades no Gemini
- O Google aumentou a proteção contra ameaças de segurança contra o chatbot, como as chamadas injeções indiretas de prompt — caso em que cibercriminosos inserem instruções mal intencionadas em bases de dados absorvidos pela IA;
Ela também integrou as capacidades do Project Mariner nas APIs do Gemini e no Vertex AI. Isso deve aumentar a capacidade da AI de fazer tarefas autônomas no seu navegador; - As versões 2.5 Pro e Flash terão 'índices' de pensamento, gerando uma espécie de sumário ou resumo organizado junto do conteúdo. Ele vai separar em tópicos detalhes e informações-chave sobre as ações feitas pelo modelo, como no uso de certas ferramentas;
- O Gemini 2.5 Pro agora terá a economia no uso de tokens adotada na versão 2.5 Flash. Além disso, o usuário poderá controlar a quantidade usada em cada resposta ou até ligar um 'modo econômico' com menos raciocínio da IA;
)
Já ouviu falar no 'rastro fantasma' que um usuário encontrou no Google Maps? Saiba aqui o que é esse fenômeno e o que ele significa!
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.