13 anos de Dell Expert Network: participantes contam como o programa funciona

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Equipe TecMundo

Um programa de relacionamento para profissionais de TI que, na prática, é muito mais que isso: o Dell Expert Network (DEN) comemora, em 2024, 13 anos de funcionamento. Para contar sobre como ele foi responsável pela mudança de rota nos negócios de milhares de profissionais de TI, nós conversamos com três participantes do programa que contaram detalhes sobre a experiência no DEN e como ele impactou — e impacta — o dia a dia de uma empresa de tecnologia e de seus clientes.

A economia de tempo é uma das principais vantagens do Dell Expert Network

“A frase que eu mais ouço dos clientes é ‘não posso parar’”, disse Wagner Nardin, afiliado ao Dell Expert Network há um ano. Ele trabalha prestando consultoria de TI e segurança da informação para empresas dos setores de metalurgia e produção de móveis em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Por causa da natureza da operação, é comum que a empresa ofereça suporte 24 horas para os clientes — que também trabalham o dia todo — e a parceria com a Dell Technologies ajudou nessa parte.

“Todo mundo quer tudo para ontem, desde a entrega do produto comprado ao atendimento sobre ele quando é necessário. A Dell Technologies, além da qualidade que é indiscutível, tem a velocidade nos processos como ponto forte em comparação com o tempo que é sempre escasso, mas que determina o andamento da nossa empresa”, conta. Wagner continua: “desde a minha gerente que é sempre muito rápida fazendo as cotações à entrega antes do prazo e com o produto protegido, até a solicitação de garantia que trabalha com atendimento preciso, substituindo componentes quando necessário e proporcionando a volta ao funcionamento, para mim e para o cliente há apenas pontos positivos em todo o processo”.

Assim como aconteceu com os outros profissionais filiados nesta conversa, Wagner também destacou outro benefício: a mudança no dia a dia da sua empresa. “O início da parceria com o DEN trouxe um norte para a nossa assessoria. Nós pudemos tomar ciência de todo o catálogo da marca, incluindo as novidades e lançamentos, aprender sobre ele e oferecê-lo ao nosso cliente. Ninguém questiona qualidade ou tem um problema adicional com os equipamentos, principalmente na linha de notebooks, que é a que eu mais ofereço, e na de desktops para os setores de engenharia. É muito bom fazer parte do programa pelos benefícios que ele traz para minha empresa”.

Para pequenas e médias empresas, o DEN significa uma virada de chave e traz grande impacto social

Para Antônio de Freitas, que é CEO da Alcaia Tecnologia e um dos veteranos do programa, a mudança entre o antes e o depois dele é bem fácil de perceber. Participante do DEN há cinco anos e empreendendo na Alcaia há sete, ele conta que o apoio da Dell Technologies foi uma forma de impulsionar a carreira: “não tem como não falar da importância do apoio de uma marca como a Dell. Essa chancela me garantiu muito mais autoridade na hora de me apresentar, tanto para os meus clientes atuais quanto para os novos. Então foi um divisor de águas passar a participar do programa para a minha carreira como um profissional de TI. Nós sabemos do mercado onde estamos inseridos, da concorrência e como ela se comporta — ter esse apoio no dia a dia tem feito toda a diferença nas conquistas dos meus resultados”.

Porém, a mudança no dia a dia que faz as empresas dos participantes crescer também gera um impacto social positivo pontuado por Antônio: “A questão técnica é muito importante e o que possibilita um melhor atendimento para o meu cliente, mas ela também leva a um outro ponto: se a minha empresa cresce, eu contrato mais pessoas e coloco comida na mesa de outras famílias e mais dinheiro na economia da minha região. Não importa se eu tenho só três ou quatro funcionários: as pequenas e médias empresas são as que mais empregam no Brasil e esse papel social que o programa cumpre é muito importante para mim”.

Além disso, Antônio também destacou um dos principais desafios do mercado brasileiro: uma barreira cultural quanto a investimentos em tecnologia. “Nós, Dell Experts, somos a minoria e eu sonho que a gente mude isso porque temos profissionais oferecendo a evolução da tecnologia como um todo no mercado e não podemos falar disso hoje em dia sem citar a segurança da informação”, ele afirma. A necessidade de entregar aos clientes um nível alto de qualidade encontra, muitas vezes, a resistência no investimento. “Aí entra a importância da Dell nessa equação: ela pode nos entregar esses equipamentos modernos, confiáveis e seguros com uma facilidade de pagamento, o que beneficia, na verdade, os nossos clientes. Quando eles são convencidos a investir em uma infra de TI robusta da Dell porque podem parcelar em 12x no boleto, a gente quebra essa barreira cultural, traz a evolução tecnológica para dentro dos clientes e também não compromete a parte financeira da pequena e média empresa. Consequentemente, conseguimos fechar novos clientes, pulverizar recursos tecnológicos adequados para eles e ajudar na retenção de talentos e no desenvolvimento das empresas”.

O Dell Expert Network também tem como diferencial a interação de pessoa para pessoa — ainda que no meio tecnológico

“Quando eu falo para um cliente que assim que ele der o OK, os trâmites de fechamento vão ser realizados pela nossa consultora Dell, eles relaxam porque descobrem que estão, de fato, trabalhando com a empresa”, contou Rafael Mattos, da TI-3, empresa de terceirização de TI para micro e pequenas empresas de Tubarão, Santa Catarina.

Essa sensação, porém, não é apenas dos clientes: o atendimento humanizado em todos os setores do DEN é o que garante o sucesso do programa e a experiência do Rafael é a prova disso: ele se tornou participante do programa pela primeira vez há onze anos, fez uma pausa e voltou porque ouviu falar novamente sobre o DEN em um evento de segurança, por meio de um grupo de participantes. “Lá eu conheci uma galera nos estandes que montou uma cooperativa que surgiu porque todos faziam parte do DEN. Eu saí do evento querendo retomar a minha jornada, então fizemos o contato e conhecemos a nossa consultora, que já faz parte da equipe por aqui. Isso viabilizou muita coisa, o programa está bem desenvolvido e com bastante aproximação para quem está do lado do profissional de TI”, explicou Rafael. Ele continua: “quando eu falo com a Dell eu não falo com robô: tem um ser humano do outro lado e isso faz uma grande diferença. Dell está presente na nossa vida e o programa proporciona isso — em alguns momentos, o approach humano é insubstituível”.

Segundo Rafael, a aproximação humana não para nos trâmites de contratação para clientes: “com a chegada do DEN, o volume de treinamentos do portfólio e o contato com os consultores técnicos têm nos ajudado muito. Hoje, quando a gente fala sobre equipamentos, não falamos da Dell por ser a Dell: falamos com propriedade sobre o que estamos oferecendo ao cliente porque fomos bem treinados”. Isso só beneficia o processo como um todo: “além disso, com os preços competitivos e a cotação rápida e, às vezes, mais flexível e favorável de aquisição, o cliente fecha o negócio, nós recebemos o link para o acompanhamento dos equipamentos e eles chegam na data combinada, se não antes. Nosso projeto não atrasa e não há surpresas. O DEN me tira de um site de cotação e me entrega um setor de vendas com uma consultora. Ver com quem a gente está trabalhando dá ainda mais credibilidade para a TI-3”.

Se interessou e quer saber mais sobre o programa? Acesse a página do Dell Expert Network e vire um membro!  

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