A Intel perdeu toda a sua presença no mercado de placas de vídeo, reportou a companhia de inteligência, Jon Peddie Research. Na análise trimestral mais recente, o Time Azul apareceu mais uma vez com espantosos 0% de fatia de mercado contra a Nvidia e a AMD.
Na análise de mercado AIB (add-in-board) do segundo trimestre de 2024, a Nvidia apareceu com 88% do mercado; a AMD com 12%; e a Intel com 0%. Essa é a segunda vez que a empresa figura com número tão baixo, sendo a primeira vez no primeiro trimestre do ano.
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Segundo a pesquisa, a Nvidia e a AMD aproveitaram um último trimestre de crescimento de vendas de GPUs. Ao todo, o mercado de AIBs vendeu 9,5 milhões de unidades, 9,4% mais do que o primeiro trimestre do ano e 48% mais do que o mesmo período do ano passado.
Concorrente do setor desde 2022 com as placas Intel Arc, a Intel não estreou no mercado com o pé direito. A primeira geração de GPUs da empresa não conseguia alcançar as rivais topos de linha em performance, e os drivers eram, no mínimo, problemáticos.
Inauguração fria
Por conta das questões com o software das placas, a Intel optou por se dedicar a arrumar os lançamentos disponíveis para só depois lançar placas novas. Por conta disso, a empresa não apresenta novos modelos há quase dois anos.
Dada a estreia fria e recente, a Intel nunca teve tanta presença no setor. No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, a empresa figurava em apenas 4% do setor de AIBs. No quarto trimestre, a presença foi reduzida a 1%.
A presença praticamente nula da Intel é explicada, porém. A falta de novos modelos deixa a empresa para trás frente a concorrência. Os modelos mais antigos, já com performance abaixo do esperado, se tornam opções ainda menos interessantes com o passar do tempo.
Atualmente, a Intel prepara o lançamento da segunda geração de GPUs Arc Battlemage. É especulado que o lançamento vai acontecer ainda em 2024. Contudo, somente após a estreia será possível observar se os modelos trarão mudanças significativas para a Intel no mercado de GPUs.
Fontes