Designer veterano da Apple se aposenta e deixa empresa após 32 anos

1 min de leitura
Imagem de: Designer veterano da Apple se aposenta e deixa empresa após 32 anos
Imagem: GettyImages

Um dos designers da Apple com mais tempo de casa anunciou a saída da empresa. Trata-se de Bart Andre, que deixa a Maçã após 32 anos na companhia.

De acordo com a Bloomberg, Andre anunciou à equipe neste mês que vai se aposentar. O fim do ciclo é mais um entre vários envolvendo profissionais que por décadas trabalharam na criação do visual característico de produtos da Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até o momento, a companhia não confirmou oficialmente a informação — assim como Andre, que é bem discreto em redes sociais e não aprece em fotos da Maçã. A marca deve fazer algum tipo de comunicado ou homenagem no futuro próximo.

Andre ajudou a moldar visual da marca

Bart Andre foi contratado pela Apple em 1992 para trabalhar no design de produtos da empresa junto de outra lenda da marca: Jony Ive, o chefe do departamento e um dos responsáveis por liderar a criação do visual de produtos como o iPod e o iPhone.

Andre era tido como um braço direito de Ive e passou a liderar equipes após a saída dele, em 2019, e de outro veterano do grupo, Evans Hankey, que saiu em 2023. O designer é também um dos que mais registrou patentes em nome da Apple ao longo dos anos.

Andre trabalhou em vários produtos ao longo da carreira na Apple.Andre trabalhou em vários produtos ao longo da carreira na Apple.Fonte:  GettyImages 

Atualmente, o chefe de operações da Apple, Jeff Williams, é também o responsável por supervisionar as equipes que criam o design de produtos e interfaces. Entretanto, a divisão não parece viver a melhor das fases internamente.

Ainda segundo a Bloomberg, uma série de nomes de peso na área já saiu ou anunciou que vai deixar a companhia nos últimos meses. Os designers Colin Burns, Shota Aoyagi, Peter Russell-Clarke e Tang Tan deixaram o cargo, enquanto "múltiplos designers veteranos" da equipe de software já sinalizaram que deixarão a companhia no futuro próximo.

A saída de Andre também parece ter piorado levemente a situação. A reportagem cita um descontentamento por constantes cortes de custos no setor, além do cancelamento de projetos criativos a longo prazo que eram bem vistos pela equipe, mas não traziam resultados imediatos esperados pela marca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.