Robô ataca engenheiro em fábrica da Tesla nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Robô ataca engenheiro em fábrica da Tesla nos Estados Unidos
Imagem: Getty Images/Reprodução

Um robô teria atacado um engenheiro que trabalha na fábrica da Tesla próxima à cidade de Austin, no Texas (Estados Unidos), deixando o funcionário ferido, conforme relatório vazado recentemente pelo site The Information. O caso aconteceu em 2021, mas só veio à tona agora, no final de 2023.

De acordo com o documento enviado pela fabricante de carros elétricos às autoridades reguladoras americanas, o robô envolvido no incidente era um dos três responsáveis por cortar peças a partir de placas de alumínio recém-fundidas. Dois deles haviam sido desligados para manutenção, mas este continuou a funcionar sem que ninguém notasse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O incidente com o robô na fábrica da Tesla ocorreu em 2021.O incidente com o robô na fábrica da Tesla ocorreu em 2021.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Ao se aproximar da máquina supostamente desligada, o trabalhador foi surpreendido e acabou imobilizado por ela, que realizava os movimentos para os quais havia sido programada. Durante o contato, o robô “enfiou suas garras” no corpo do homem, afetando principalmente as costas e um dos braços.

O relatório indica que o ataque do robô ao engenheiro da Tesla deixou um “rastro de sangue” no chão da fábrica que funciona como sede da montadora de Elon Musk, segundo relatos de testemunhas. O episódio resultou em um corte sofrido na mão esquerda pelo profissional.

O engenheiro atacado pelo robô da Tesla foi salvo pelos colegas

Enquanto o funcionário que fazia a manutenção do software dos robôs era atacado e lutava para se livrar das garras metálicas, outro funcionário da fábrica entrou em ação para salvá-lo. Segundo o documento, o homem precisou acionar o botão de emergência da máquina para desativá-la.

Neste momento, o engenheiro ainda sofreu outro acidente, pois caiu em uma rampa para coleta de sucata de alumínio e rolou alguns metros abaixo. Apesar dos machucados e do sangramento intenso, ele não teria solicitado licença do trabalho para se recuperar, conforme a publicação.

Vale destacar que a fábrica da Tesla no Texas tem sido alvo de críticas em relação à segurança no ambiente de trabalho por apresentar taxas elevadas de lesões na comparação com as médias da indústria nos EUA. A montadora pertencente a Musk não comentou o caso do ataque do robô revelado agora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.