Como a inteligência artificial pode otimizar as operações logísticas

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como a inteligência artificial pode otimizar as operações logísticas
Imagem: GettyImages

A rotina de analisar dados, em um universo onde cada segundo conta, é o que separa as empresas que lideram o setor de transporte de mercadoria das demais organizações. Utilizar informações valiosas, que podem resultar em melhorias, ainda é uma iniciativa pouco adotada por muitas empresas que não conhecem as vantagens da gestão de veículos conectados.

No cenário da logística, a inteligência artificial (IA) aliada ao big data emerge como a principal protagonista na busca por eficiência. A combinação entre telemática e IA veio para redefinir o jogo, proporcionando benefícios que vão desde a otimização do tempo até a manutenção precisa de frotas e o monitoramento das emissões

Por isso, empresas como a Geotab, especialista em soluções para transporte conectado, tem investido cada vez mais em recursos de IA em suas operações. Quer saber mais sobre os benefícios disso e o que a Geotab tem para oferecer?

Veja a seguir como a inteligência artificial vem impulsionando esse processo para as transportadoras no Brasil!

1. Otimizando o uso de combustível

No ágil mundo da logística, o monitoramento de dados e a IA se destacam na otimização das operações, levando em consideração variáveis dinâmicas, como comportamento de condução, tráfego, saúde do veículo e eventos inesperados. 

Rotas inteligentes economizam a cada segundo no transporte logístico.Rotas inteligentes economizam a cada segundo no transporte logístico.Fonte:  GettyImages 

Com algoritmos inteligentes, a tecnologia gera insights para que seja possível monitorar e reduzir o consumo de combustível, economizando não apenas recursos, mas também garantindo mais eficiência para atender as expectativas dos clientes. 

2. Prevenindo contratempos na logística

O uso de IA na gestão de frotas é um trunfo poderoso, principalmente quando falamos sobre alertas de falhas mecânicas antes que causem paradas inesperadas. Isso acontece graças aos dispositivos telemáticos que monitoram em tempo real o estado dos veículos. A IA, por sua vez, analisa esses dados e avisa sobre possíveis panes.  

Ao identificar padrões que podem indicar possíveis problemas, a engenharia preditiva age de forma proativa. Isso evita interrupções nas operações e prejuízos na performance do serviço contratado.

3) Mais eficiência na coordenação dos motoristas

A gestão eficaz de motoristas é uma peça fundamental na logística. A IA entra em cena para analisar o comportamento dos condutores, desde padrões de direção até tempos ociosos de paradas com o motor ligado.

Com insights valiosos, gestores podem implementar treinamentos específicos, melhorando a segurança nas estradas e otimizando o desempenho da equipe.

4) Segurança inteligente

Sistemas de monitoramento de frotas podem identificar padrões de direção arriscados, detectar sinais de fadiga nos motoristas e até prever ou reconstruir potenciais acidentes. Recursos avançados de telemática e big data atuam como guardiões constantes ao antecipar situações perigosas, gerando alertas para evitar acidentes, tornando as estradas mais seguras para todos.

A inteligência artificial torna o transporte mais seguro para os motoristas.A inteligência artificial torna o transporte mais seguro para os motoristas.Fonte:  GettyImages 

5) Reduzindo gastos no orçamento

A eficiência da IA não se traduz apenas em tempo, mas também em economia. Com operações otimizadas, manutenção preditiva e melhor controle de motoristas, os gastos operacionais são significativamente reduzidos. Cada quilômetro percorrido é maximizado, impactando positivamente no orçamento da empresa.

6) Manutenção mais rápida e precisa

Quando são detectadas possíveis falhas pelos sistemas de monitoramento, cabe a IA sugerir ações corretivas. Ao analisar padrões de desgaste, dados de sensores e histórico de manutenção, a tecnologia recomenda intervenções precisas de modo ágil. Isso não apenas mantém os veículos em condições ideais, mas também prolonga sua vida útil.

7) Criando pontes entre dados e decisões estratégicas

Imagine que a logística de transporte é uma dança complexa de dados. A IA atua como maestro, integrando informações de diferentes fontes, desde condições de tráfego até dados de manutenção.

Essa integração não só simplifica a operação diária, mas também fornece dados valiosos para decisões estratégicas de longo prazo e ainda auxilia no alinhamento e comunicação de toda a equipe de trabalho.

Tão importante quanto saber como a inteligência artificial pode ajudar na logística de transporte, é aprender a identificar quem está à frente das pesquisas inovadoras que pavimentam essa estrada.

A IA comanda a vanguarda da revolução logística nos transportes.A IA comanda a vanguarda da revolução logística nos transportes.Fonte:  GettyImages 

Geotab: inteligência artificial para frotas otimizadas

inteligência artificial (Geotab/Divulgação)

A Geotab é uma das principais referências globais em soluções de transporte conectado. Com presença em 160 países, a empresa oferece soluções de telemática para mais de 50 mil clientes.

Sua trajetória de mais de 23 anos auxilia as operações de grandes corporações dos Estados Unidos até entidades do setor público em todo o mundo, processando mais de 75 bilhões de pontos de dados diariamente e com mais de 4 milhões de assinaturas.

O Project G, projeto beta de IA generativa da Geotab, ainda capacita os clientes para que eles possam acessar de forma rápida e simplificada os insights gerados sobre desempenho dos veículos, eficiência e sustentabilidade de cada negócio.

A variedade de soluções avançadas e inteligentes é o que garante à Geotab ser uma parceria eficiente para gestores de frotas que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar na complexidade do mundo logístico moderno.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro dos próximos passos para o futuro logístico navegando pelos artigos do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.