Brasil e Vietnã avançam no acordo para auxílio na produção de semicondutores

2 min de leitura
Imagem de: Brasil e Vietnã avançam no acordo para auxílio na produção de semicondutores
Imagem: GettyImages

Na última terça-feira (28), a ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou uma reunião com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, em Hanói. A visita foi realizada com o objetivo de avançar a assinatura de um acordo em uma parceria entre Brasil e Vietnã, a fim de possibilitar o avanço na cooperação de semicondutores.

Além de afirmar que o Vietnã é um país promissor na cadeia tecnológica do Sudeste Asiático, a ministra disse que o Brasil tem implementado ações para os profissionais brasileiros dominarem o conhecimento científico, tecnológico e produtivo do setor de semicondutores. Não é à toa que o país retomou com a empresa estatal de desenvolvimento e fabricação de chips, conhecida como Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de auxiliar em recursos humanos, o acordo também pode se estender para áreas de Inteligência Artificial (IA) e outras.Além de auxiliar em recursos humanos, o acordo também pode se estender para áreas de Inteligência Artificial (IA) e outras.Fonte: Getty Images

A reunião amistosa discutiu a assinatura de um acordo com o Vietnã para auxiliar o Brasil na área de semicondutores — em 2024, é comemorada 35 anos de relações diplomáticas entre os países. Em troca do auxílio, Pham Minh Chin solicitou um apoio para a assinatura de um acordo livre entre o Vientã e o Mercosul.

“Temos interesse que um dos pilares da relação Brasil e Vietnã seja baseado na ciência, tecnologia e inovação. O Brasil tem implementado um conjunto de ações no sentido de dominar o conhecimento científico, tecnológico e produtivo que poucos países do mundo possuem em um setor estratégico como o dos semicondutores. E o Vietnã é um parceiro promissor por ocupar papel relevante na cadeia tecnológica do Sudeste Asiático”, descreve a ministra em um comunicado de imprensa.

Brasil, Vietnã e semicondutores

Conforme a ministra explica, a Ceitec foi uma das inclusões no projeto nacional de superação do atraso produtivo e tecnológico do país. No próximo ano, durante a 1ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Vietnã de Ciência, Tecnologia e Inovação, os países parceiros devem discutir o intercâmbio bilateral de pesquisadores. O ministro do Vietnã comentou que a visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva à nação asiática deve aprofundar a parceria bilateral de tecnologia entre os governos.

Na ocasião, o ministro vietnamita da Ciência e Tecnologia, Huynh Thanh Dat, disse que a união entre os países tem um papel importante nas relações bilaterais, já que ambos possuem desafios semelhantes em relação à ciência e tecnologia. A parceria entre Brasil e Vietnã também planeja oferecer avanços em relação a outras possibilidades da era digital, como Inteligência Artificial (IA) e tecnologias quânticas.

“O presidente Lula tem feito um esforço pessoal para reinserir o Brasil no cenário internacional. A minha vinda ao Vietnã, ainda no primeiro ano de seu mandato, é prova de que o Brasil veio e quer ampliar suas relações com países que cultivam os mesmos valores e buscam o desenvolvimento econômico e social”, Luciana Santos completa.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro das notícias de tecnologia aqui no TecMundo e aproveite para descobrir por que as gigantes da tecnologia estão investindo em fábricas de chips fora da China.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.