YouTube gerou 140 mil empregos no Brasil em 2022, aponta estudo

1 min de leitura
Imagem de: YouTube gerou 140 mil empregos no Brasil em 2022, aponta estudo
Imagem: Unsplash/Reprodução

O YouTube ajudou a gerar mais de 140 mil empregos equivalentes a tempo integral no Brasil e contribuiu com mais de R$ 4,55 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022. É o que aponta um estudo feito pela Oxfords Economics, divulgado na segunda-feira (14).

Conforme o “Relatório de Impacto Econômico, Social e Cultural no Brasil”, a plataforma de vídeos do Google é a principal fonte de renda de quatro em cada 10 criadores de conteúdo no país. Além disso, 105 mil deles empregam outras pessoas em seus canais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda segundo a pesquisa, 87% dos criadores que ganham dinheiro com o YouTube acreditam que a plataforma oferece meios de gerar conteúdos e obter renda não encontrados nas mídias tradicionais. Outro destaque é o crescimento de 20% na quantidade de canais com mais de 1 milhão de inscritos, no ano passado.

40% dos criadores têm o YouTube como principal fonte de renda.40% dos criadores têm o YouTube como principal fonte de renda.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

“Os criadores do YouTube não possuem apenas canais, eles constroem negócios. Transformam inscritos em alunos, clientes, fãs. Não é sobre efêmeros segundos de fama, mas, sim, sobre o desenvolvimento de carreiras sustentáveis”, observou a diretora da plataforma para a América Latina, Patrícia Muratori, em comunicado.

Formas de ganhar dinheiro

No relatório sobre os impactos do YouTube na economia brasileira, são destacadas as ferramentas para a geração de receitas mais utilizadas, como o Clube dos Canais e o Super Chat, que possibilitam o apoio direto dos fãs. O compartilhamento das receitas com anúncios e assinaturas do YouTube Premium também aparece entre os recursos citados.

O levantamento indica que 195 mil criadores e parceiros recebem pagamentos por suas presenças no streaming, no Brasil. Já o número de canais que ganharam dinheiro com opções alternativas de monetização aumentou 15% em relação a 2021, chegando a mais de 15 mil apenas em dezembro de 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.