Apple é processada em milhões por causa de filme de Tetris

2 min de leitura
Imagem de: Apple é processada em milhões por causa de filme de Tetris
Imagem: Apple

Deu ruim para a Apple e para a Tetris Company? O renomado editor-chefe do site de tecnologia norte-americano Gizmodo, Dan Ackerman, decidiu processar as empresas que produziram o filme chamado Tetris, dirigido por Jon S. Baird e lançado em março deste ano. Ackerman alega que as companhias adaptaram seu livro sobre o jogo para um longa-metragem sem sua autorização.

O processo em questão foi protocolado nessa segunda-feira, 7 de agosto, em um tribunal do distrito de Nova York. Segundo o documento, Ackerman busca reparações no valor de 6% do orçamento de produção do filme Tetris, que totaliza US$ 80 milhões, Ou seja, o editor receberia, caso vença a disputa, o equivalente a quantia de US$ 4,8 milhões ( cerca de RS$ 23.5 milhões, segundo a cotação atual).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ackerman é o autor do livro The Tetris Effect: O Jogo que Hipnotizou o Mundo, lançado em 2016. De acordo com ele, a obra cinematográfica da Apple, estrelada por nomes como Taron Egerton e Mara Huf, utiliza os mesmos personagens, enredo e temas subjacentes presentes em sua obra literária. E isso não teria sido acordado com Ackerman previamente.

Adaptação sem acordo

Detalhes do processo revelam que representantes de Ackerman enviaram uma cópia do seu livro à empresa de relações públicas da The Tetris Company, responsável pelo lendário jogo eletrônico. Este material teria chegado às mãos da CEO da Tetris, Maya Rogers, e servido de base para a criação do roteiro do filme.

No entanto, quando Ackerman expressou interesse em licenciar seu livro para adaptação cinematográfica e televisiva, a The Tetris Company reagiu de forma agressiva. A empresa teria enviado uma "carta de Cessação e Desistência" em um tom ameaçador, ao mesmo tempo em que recusava licenciar a propriedade intelectual do jogo.

A alegação central de Ackerman é apoiada em uma série de 22 semelhanças identificadas entre o livro e o filme. Por exemplo, o processo aponta uma conversa na projeção que parece ter sido diretamente extraída de uma entrevista conduzida por Ackerman com o criador do jogo, Alexey Pajitnov. Outra cena, que retrata o acordo entre Tetris e Game Boy, é acusada de ser uma "paráfrase" de um relato fornecido por Ackerman.

Até o momento, nem a Apple nem a The Tetris Company emitiram comentários em resposta ao pedido de posicionamento do site Insider, que questionou as empresas sobre o caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.