Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D

1 min de leitura
Imagem de: Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D
Imagem: Getty Images/Reprodução

Uma nova aliança envolvendo grandes companhias do setor de tecnologia e entretenimento pretende estabelecer padrões e colaborar no desenvolvimento de conteúdos em 3D.

O consórcio foi batizado de OpenUSD e é formado por Apple, Pixar, Adobe, Nvidia e Autodesk, além de um braço da Linux Foundation, a Joint Development Foundation (JDF).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A aliança agora vai trabalhar para escrever especificações de uso da Universal Scene Description (USD) e fomentar a compatibilidade e adoção desses padrões entre as aliadas e outras companhias interessadas em participar. Novos detalhes serão divulgados no próximo domingo (6), durante um painel sobre o consórcio no evento Open Source Days 2023.

O que é a OpenUSD?

A ideia original do projeto OpenUSD é "promover padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento" da USD, uma tecnologia criada pela Pixar que serve como framework para geração de gráficos 3D e desde 2016 é compartilhada em código aberto.

A logo da fundação.A logo da fundação.Fonte:  OpenUSD/Reprodução 

Com essa plataforma, estúdios de animação, jogos e efeitos visuais conseguem criar, editar e compartilhar projetos inteiros de diferentes tamanhos, compartilhando ferramentas, ambientes e criações inteiras entre outras empresas e até de diferentes indústrias.

O metaverso, por exemplo, pode ser beneficiar bastante desse tipo de parceria no estabelecimento de ferramentas em comum que ampliem a oferta de ambientes de interatividade.

A Pixar já utiliza há anos a ferramenta no desenvolvimento de suas animações e agora quer ajudar desenvolvedores, ilustradores e designers a usarem essas ferramentas

No comunicado à imprensa sobre a criação da aliança, a Adobe celebra a parceria por "alavancar uma forma de representação de dados em 3D em comum durante o processo criativo". Já a Apple vê benefícios para a próxima geração de conteúdos de Realidade Aumentada (AR) — setor em que ela está diretamente envolvida pela chegada do seu próprio headset de realidade mista, o Vision Pro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.