Experiência do consumidor: como as novas tecnologias fazem parte do CX hoje

3 min de leitura
Imagem de: Experiência do consumidor: como as novas tecnologias fazem parte do CX hoje
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Rodolfo Brizoti

Falar de tecnologia muitas vezes é falar do futuro, de tendências, daquilo que ainda não aconteceu. Contudo, mesmo as novidades mais recentes e ainda em fase de aprimoramento já podem estar sendo aplicadas em diversos mercados ao redor do mundo – e trazendo resultados impactantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No campo do Customer Experience (CX), várias tecnologias prometem trazer grande impacto e é importante ficar de olho nas mudanças e avanços ao nosso redor. Porém, mais do que isso, é fundamental para as empresas absorverem o que já está funcionando e inovar sem precisar esperar que o mercado as empurre nessa direção. Essa é a única maneira de acirrar a competitividade.

Por exemplo, a inteligência artificial (IA) ganhou a internet recentemente com a popularização de ferramentas como ChatGPT e Midjourney. Para o público, foi uma novidade, mas quantos negócios já não utilizam a IA há anos? Para tomada de decisão e auxílio em gestão, essa é uma tecnologia que pode colaborar muito através do machine learning. Existem empresas que já perceberam isso e saíram na frente, enquanto muitos estão descobrindo esse potencial agora.

Tecnologia nas empresasA tecnologia serve como um impulsionador da experiência do cliente, na área de CX.

Portanto, podemos dizer que existem tecnologias sendo usadas atualmente para aprimorar diversos aspectos dos negócios, inclusive a área de CX. Mas quais?

Metaverso

Mesmo sendo uma ideia em constante evolução, o Metaverso foi e é utilizado por algumas marcas que querem valorizar a experiência do consumidor.

É o caso da Nike, que criou a Nikeland no jogo Roblox em 2021, assim como a Vans criou o Vans World na mesma plataforma, no mesmo ano. Outros exemplos mais próximos são o Banco do Brasil, que lançou uma experiência virtual no jogo GTA Roleplay, e as Lojas Renner, que se uniram ao Fortnite para inserir um ponto de venda dentro do jogo.

E para não falar que a aplicação do Metaverso ficou só no mundo dos games, vale mencionar a TIM Brasil, que criou o próprio espaço virtual interativo dentro dos servidores da Voxels.

Realidade virtual e realidade aumentada

Antes do Metaverso começar a tomar forma, a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) já estavam ganhando popularidade, em especial no âmbito do entretenimento, como aconteceu com o jogo de celular Pokémon GO.

Em outros mercados, ambas as ferramentas também estão sendo bem utilizadas. A Amazon, por exemplo, oferece desde 2017 uma tecnologia AR que permite que os usuários vejam como os produtos ficarão na sua casa ou em você, no caso de roupas e sapatos.

Outros exemplos: temos a Volkswagen usando VR para treinar seus funcionários; a BMW com AR para que os clientes possam customizar seus carros e ver como ficam em tempo real; o Museu Britânico usando VR para criar tours virtuais de suas exibições; entre tantos outros.

Blockchain

A relação entre blockchain e CX talvez não pareça existir à primeira vista. Afinal, o que um sistema de segurança de dados (mais conhecido por seu uso no mundo das bitcoins) tem a ver com experiência do consumidor?

A resposta está em uma parte específica da própria pergunta: segurança de dados. Com tantos relatos de problemas nessa esfera, e com os dados sendo o ativo mais importante do mundo digital, é natural que as pessoas queiram passar suas informações apenas a empresas confiáveis. E o uso do blockchain, conhecido como impenetrável, torna toda a experiência melhor desde o primeiro contato.

Existem outras tecnologias em uso frequente por empresas de todos os níveis e setores, como os chatbots e assistentes pessoais, ou mesmo as próprias redes sociais – que, ainda que não sejam mais uma novidade, estão sempre se reinventando e levando todo o mercado a seguir atrás.

Isso não significa que a sua empresa precise investir em tudo ao mesmo tempo. Cada ferramenta é mais útil para um negócio do que para outro. O importante é combinar o que você sabe fazer com aquilo que o cliente quer vivenciar. 

As tecnologias estão aí para aprimorar essa relação. Então, não deixe a experiência do consumidor desatualizada, porque o seu concorrente está inovando o tempo todo. A sua empresa também pode.

***

Rodolfo Brizoti é Sócio e Head de Criação, Planejamento e Content da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em content experience e em inovações na realização de eventos, campanhas de incentivo, promoções, premiações e as mais diversas ativações de brand experience. Já trabalhou com  grandes players do mercado, como Whirlpool, Heineken, iFood e Havaianas. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.