Microsoft abre inscrições para cursos grátis de IA e cibersegurança

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft abre inscrições para cursos grátis de IA e cibersegurança
Imagem: GettyImages

A Microsoft anunciou abertura de inscrições para dois programas gratuitos de mentoria e certificação técnica voltados para mulheres na tecnologia. As iniciativas, denominadas #ElasnaIA e #SecurityGirls, têm o objetivo de capacitar mulheres para atuarem nas áreas de inteligência artificial (IA) e cibersegurança.

As vagas estão abertas para todo o Brasil e são limitadas a 100 participantes. Metade das vagas serão reservadas para pessoas pretas e pardas. Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e identificar-se como mulher cis ou transgênero. Além disso, é necessário ter um computador ou notebook com acesso à internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para a formação em segurança, as candidatas devem ter conhecimentos básicos em informática e em infraestrutura de computação em nuvem. Já para o treinamento em IA, é necessário ter conhecimentos básicos de lógica e familiaridade com uma linguagem de programação, preferencialmente Python.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (24), a partir do link www.maismulheres.tech/collections. As candidatas passarão por um desafio de aprendizagem, realizado pela internet até o dia 25 de março. O resultado final será divulgado no dia 3 de abril, com um feedback individual para cada participante do processo seletivo.

Cursos oferecidos

Formação para as mulheres também abordará temas relacionados a soft skills e empregabilidade na área de tecnologia.(Fonte: GettyImages/Reprodução)Formação para as mulheres também abordará temas relacionados a soft skills e empregabilidade na área de tecnologia.(Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O programa #ElasnaIA está na sexta edição e aborda temas como aprendizado de máquina, inteligência artificial e serviço de cloud. O curso é voltado para mulheres interessadas em trabalhar com IA ou ciência de dados. A formação aborda os fundamentos da tecnologia e desenvolvimento de aplicações com serviços cognitivos.

Já a segunda edição do programa #SecurityGirls é voltado para mulheres que desejam aprofundar seus conhecimentos na área de segurança e infraestrutura de nuvem. Com conteúdo sobre os fundamentos de segurança, conformidade e identidade (SCI) e Microsoft Azure, a formação contará com atividades práticas para fixação dos conteúdos.

Como funcionam os cursos? Veja cronograma

Os treinamentos terão duração de seis semanas, com início em 10 de abril e término em 25 de maio. Cada programa promoverá 15 encontros online, por meio da plataforma de videoconferência Microsoft Teams, com colaboradores da empresa e voluntários dos pilares de sustentabilidade Women at Microsoft (WAM).

Ao final, as estudantes do poderão realizar, de forma gratuita, os exames de certificação AI-900: Microsoft Azure AI Fundamentals, no caso do programa ElasnaIA, ou de certificação SC-900: Fundamentos de segurança, conformidade e identidade, para o programa #SecurityGirls. As formaturas acontecem no dia 1° de junho de 2023.

As iniciativas fazem parte do plano Microsoft Mais Brasil, que visa estimular a economia digital e promover o crescimento sustentável com impacto social. Desde julho de 2020, mais de 7 milhões de pessoas foram impactadas pelos programas de capacitação e recapacitação da empresa e mais de 1,5 milhão de pessoas finalizaram pelo menos um curso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.