Sem sinal: chips enviados à terra Yanomami estariam sem conexão

1 min de leitura
Imagem de: Sem sinal: chips enviados à terra Yanomami estariam sem conexão
Imagem: Ministério das Comunicações/Divulgação

Os chips de celular enviados pelo governo federal para as equipes que atuam nas operações humanitárias na terra indígena Yanomami, em Roraima, não estariam funcionando devido à falta de sinal na área, conforme relatou o Estadão nesta quarta-feira (15). Todos os 1 mil SIM cards são da operadora Correios Celular.

De acordo com a publicação, a prestadora pertencente à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não possui cobertura na região, que fica a cerca de 230 km de distância da capital, Boa Vista. A indisponibilidade do sinal foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A agência reguladora declarou que a área da terra indígena Yanomami está em “local isolado sem atendimento das prestadoras móveis, que têm obrigações de atendimento nas sedes municipais, localidades e aglomerados urbanos”. Dessa forma, os cartões não teriam utilidade, diante da ausência da rede de celular.

Os chips da Correios Celular são usados pelas equipes humanitárias e de apoio nas terras indígenas Yanomami.Os chips da Correios Celular são usados pelas equipes humanitárias e de apoio nas terras indígenas Yanomami.Fonte:  Ministério das Comunicações/Divulgação 

Entregues na última semana pelo Ministério das Comunicações, os chips da Correios Celular fornecem acesso à internet para os grupos que participam dos trabalhos de assistência aos indígenas, em meio à crise no local. Segundo a pasta, a tecnologia é essencial para as ações das equipes, garantindo agilidade na comunicação.

Envolvidos negam inutilidade dos chips

Em nota conjunta, o órgão e a operadora dos Correios contestaram a informação de que os chips não estejam funcionando. Conforme as entidades, a localização das equipes de trabalho é dinâmica, mas “suas bases possuem a cobertura do serviço”, permitindo a utilização da internet móvel.

O Ministério informou ainda que, junto com os chips, foram enviadas 17 antenas para conexão de internet via satélite, livre e gratuita, reforçando a comunicação na terra Yanomami. Neste caso, o sinal Wi-Fi pode ser acessado em qualquer celular, sem a necessidade do SIM card, e também em notebooks e outros dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.