Quais foram as linguagens de programação mais usadas em 2022?

1 min de leitura
Imagem de: Quais foram as linguagens de programação mais usadas em 2022?
Imagem: Pexels/Cottombro Studio/Reprodução

O JavaScript manteve o posto de linguagem de programação mais utilizada no mundo pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com o relatório Octoverse 2022 elaborado pela GitHub. O código universal e multiplataforma foi seguido pelo Python, que apresentou um aumento de 22,5% em relação a 2021.

O levantamento, realizado entre os 100 milhões de usuários do GitHub, também apontou quais as identificou as linguagens de programação estão crescendo mais rápido. O maior destaque vai para a linguagem de configuração de código aberto Hashicorp Configuration Language (HCL), que cresceu 56% no ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O GitHub afirma que 20 milhões de novos usuários chegaram na plataforma no ano passado. O Brasil está entre os países com maior crescimento dentro da comunidade colaborativa de desenvolvedores, registrando cerca de 2 milhões de novas pessoas.

10 principais linguagens usadas em 2022

As cinco linguagens mais usadas não mudaram de posição no ranking entre 2021 e 2022. (Fonte: GitHub/Reprodução)As cinco linguagens mais usadas não mudaram de posição no ranking entre 2021 e 2022. (Fonte: GitHub/Reprodução)Fonte:  GitHub/Reprodução 

1. JavaScript: a liderança foi garantida pelo uso amplo para aplicações web, machine learning e inteligência artificial.

2. Python: versátil e fácil de usar, a linguagem é popular para aplicações de educação, machine learning e ciência de dados.

3. Java: o código maduro tem lugar certo na preferência dos desenvolvedores para construir aplicações desktop, móveis e web.

4. TypeScript: o código aberto desenvolvido pela Microsoft baseado em JavaScript, oferece recursos adicionais de segurança.

5. C#: linguagem simples, moderna e orientada a objetos, permite o desenvolvimento de aplicações desktop, móveis e web com facilidade.

6. C++: linguagem de alto desempenho, orientada a objetos, com forte tipificação de dados e recursos de programação estruturada e genérica

7. PHP: código open-source, amplamente usado para desenvolvimento de aplicações web dinâmicas na linguagem de script do lado do servidor.

8. Shell: interface de linha de comando para interagir com sistemas operacionais, que permite a automação de tarefas e acesso a recursos do sistema através de comandos e scripts.

9. C: linguagem de de baixo nível, procedural, estruturada e padronizada, utilizada para sistemas e aplicações embarcadas, sistemas operacionais e compiladores.

10. Ruby: usada para aplicações web, a linguagem tem uma sintaxe amigável e enfatizando a produtividade do programador.

10 linguagens que mais cresceram no ano passado

TypeScript se destacou nos dois rankings do GitHub. (Fonte: Microsoft/Reprodução)TypeScript se destacou nos dois rankings do GitHub. (Fonte: Microsoft/Reprodução)Fonte:  Microsoft/Reprodução 

1. HCL (56,1%)

2. Rust (50,1%)

3. TypeScript (37,8%)

4. Lua (34,2%)

5. Go (28,3%)

6. Shell (27,7%)

7. Makefile (23,7%)

8. C (23,5%)

9. Kotlin (22,9%)

10. Python (22,5%)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.