YouTube quer lançar ‘canais a cabo grátis’ para concorrer com Pluto TV

1 min de leitura
Imagem de: YouTube quer lançar ‘canais a cabo grátis’ para concorrer com Pluto TV
Imagem: Sean Gallup/Getty Images

O YouTube está planejando lançar um canal de conteúdo gratuito e com propaganda para concorrer com plataformas como o Pluto TV. O formato que, será uma espécie de “canal a cabo grátis” do Google, exibirá filmes e programas ao vivo por streaming.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pelo The Wall Street Journal. Um porta-voz do YouTube confirmou que a empresa está testando o formato com um pequeno número de parceiros, como a Lions Gate Entertainment.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Estamos sempre procurando novas maneiras de fornecer aos espectadores um destino central para encontrar, assistir e compartilhar com mais facilidade o conteúdo que mais importa para eles”, afirmou o porta-voz.

YouTube

A iniciativa faz parte de um plano maior do YouTube de tentar concorrer em outros setores da indústria de streaming audiovisual. A plataforma de vídeo já tem 2 bilhões de usuários mensais no mundo e nos Estados Unidos tem a maior audiência de serviços de streaming pela TV.

Cerca de 8,8% da audiência das televisões norte-americanas no mês de novembro de 2022 foi do YouTube, de acordo com a Nielsen. A constatação marcou o terceiro mês seguido do serviço de vídeos do Google ficando na frente da Netflix em relação a tempo assistido.

Os concorrentes e o formato

O formato, que no Brasil ficou popular principalmente pelo Pluto TV, é conhecido como “Fast”, um acrônimo para “free, ad-supported streaming TV Channels”. Em português, o conceito poderia ser traduzido para algo como “canais de tv por streaming gratuitos com propagandas”.

Segundo executivos da indústria de streaming ouvidos pelo The Wall Street Journal , o Fast tem angariado muitos telespectadores porque oferece uma experiência de consumo mais "relaxada". Em outros serviços de streaming existe uma espécie de "pressão" maior porque as pessoas precisam escolher o que vão ver.

Este modelo Fast de programas, shows, séries e filmes por streaming são o “macarrão com queijo da televisão e do cinema", afirmou Chris Buchanan, presidente da consultoria de streaming South Medio Partners. Ele é bastante parecido com a TV tradicional, onde as pessoas ligam e assistem o que está passando, só escolhendo o canal que querem.

YouTube

O Pluto TV tem canais de filmes separados por gêneros como ação, comédia, drama, romance, suspense, terror, ficção científica e nacionais, além de uma programação infantil, de notícias, esportes, música e mais.

Nos EUA, atualmente mais de 20 plataformas oferecem o formato Fast, como é o caso da Roku e Tubi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.