RendA+: saiba tudo sobre o novo título do Tesouro Direto

1 min de leitura
Imagem de: RendA+: saiba tudo sobre o novo título do Tesouro Direto
Imagem: Shutterstock

O mundo dos investimentos acaba de ganhar uma novidade interessante. Estamos falando do Tesouro RendA+, novo título de renda fixa do Tesouro Direto, programa da Secretaria do Tesouro Nacional que dá acesso aos títulos públicos federais para pessoas físicas. De acordo com a pasta, a nova modalidade ficará disponível para todos no dia 30 de janeiro. Mas como ela funciona, afinal de contas?

Assim como os demais tipos de investimentos do Tesouro Nacional, O Tesouro RendA+ pode ser adquirido através do site oficial do Tesouro Direto. Por meio dele, o investidor pode complementar sua aposentadoria e receber um benefício mensal extra. Ou seja, sua característica condiz mais com perfis de investidores de longo prazo, que pensam em ganhar um valor adicional no futuro, quando pararem de trabalhar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O RendA+ permite uma remuneração mensal, sendo indicado para quem planeja receber mais durante a aposentadoria.O RendA+ permite uma remuneração mensal, sendo indicado para quem planeja receber mais durante a aposentadoria.Fonte:  Shutterstock 

Por enquanto, o título terá oito datas diferentes disponíveis no momento da compra: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060, 2065. Assim que o interessado optar por um período, receberá um valor mensal durante 20 anos (que será corrigido pela inflação). Até a data escolhida para o dinheiro ser distribuído chegar, o investidor pode continuar aportando no RendA+, sem problemas.

O valor mínimo para entrar no título é de R$ 30 e cada aporte deve ser feito, pelo menos, com o mesmo valor. Agendamentos de compras mensais também serão uma opção para quem desejar.

Apesar de configurar um planejamento de longo prazo, o RendA+ pode ser vendido e o dinheiro resgatado antes da data estipulada. Contudo, é preciso aguardar 60 dias após a compra do título para fazer a retirada (diferentemente de outras modalidades do Tesouro Direto, que podem ser vendidas antes).

Lembrando que os valores do imposto de renda seguem valendo aqui: 22,5% até 180 dias e 15% para prazos maiores que 720 dias após a compra. Ou seja, retirar o dinheiro com muita antecedência pode implicar em taxas maiores e é um detalhe que deve ser atentado pelo investidor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.