Loja Natal do Brasil é confiável? Veja como evitar golpes na internet

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Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo

Com o período natalino batendo na porta, muitos brasileiros que ainda não garantiram os presentes estão procurando na internet uma loja que entregue até o dia 24. Além das várias opções dos comércios eletrônicos mais tradicionais, algumas empresas de menor porte acabam surgindo como alternativa. Contudo, como saber se aquele empreendimento é confiável?

Neste sentido, nos últimos dias uma loja virtual chamada Natal do Brasil tem chamado a atenção. Prometendo descontos de até 80%, o estabelecimento oferece um Dual Sense (controle de PlayStation 5) por R$ 220,90 (desconto de 51%). De acordo com o comparador Zoom, o preço mais barato do aparelho atualmente é R$ 328,99 – levando em consideração lojas conhecidas.

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A Natal do Brasil oferece ainda uma Churrasqueira Americana Articulada por R$ 99,90 (desconto de 81%). Em uma pesquisa rápida na internet, um item similar em ecommerces conhecidos é vendido por volta de R$ 1,5 mil.

Natal do Brasil

Pegando mais um exemplo de promoção imperdivel, um ar-condicionado Split Voice LG Inverter de 9000 btus está saindo pela bagatela de R$ 249,90 (desconto de 74%). A mesma versão no Shoptime custa R$ 1.642,38, para se ter uma ideia.

O Natal do Brasil é confiável?

O TecMundo resolveu investigar a origem da loja Natal do Brasil e achou informações curiosas que acendem um alerta. Primeiro é que de acordo com o detector de sites do Reclame Aqui, o site www.nataldobrasil.com foi criado há apenas 13 dias. Como o próprio Reclame Aqui aponta, páginas que foram criadas há menos de 1 ano “exigem mais atenção”.

Além disso, o comércio eletrônico está com domínio registrado na Islândia, dando mais um indício de fraude. Kleber Souza, gerente de segurança de TI da Compugraf, explica que esse tipo de tática cria dificuldade para os consumidores, para a fiscalização e para as autoridades encontrarem os responsáveis pelo site.

Indo para o próprio Reclame Aqui, a Natal do Brasil tem 3 reclamações, sendo duas registradas ontem (15) e uma nesta sexta-feira (16).

Reclame Aqui

Um cliente conta que comprou uma bicicleta por R$ 206 – contando a promoção e ainda mais um desconto de 10% por pagamento no Pix. Ele diz que recebeu contato de uma pessoa chamada Felipe, mas que o atendente não passou nenhum número de rastreio.

“Acessei o site https://nataldobrasil.com e não consegui consultar a situação do pedido. E além do mais consultei o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e consta que está baixado. Parece que cai em um [Editado pelo Reclame Aqui]”, diz uma outra reclamação.

Consultando o site

Como o segundo depoimento diz, o CNPJ mostrado no rodapé do site da Natal do Brasil está mesmo “baixado” no sistema da Receita Federal. Ou seja, o registro comercial da empresa foi extinto e não está mais em funcionamento. No caso da loja, o encerramento do CNPJ se deu de maneira voluntária poucos meses após a abertura – que foi feita em 10 de outubro de 2022.

Outra coisa que chama a atenção ao se pesquisar o CNPJ da marca é a ligação com outras lojas eletrônicas como uma chamada “Adoro Panelas”. Um consumidor no Reclame Aqui apontou que esse mesmo cadastro de pessoa física estava atrelado a esse comércio e reclama que foi vítima de um golpe que lhe causou um prejuízo de R$ 134,91.

A pesquisa no Google do CNPJ da Natal do Brasil ainda retorna resultados de uma loja chamada “Black Brasil Friday”, que não está mais no ar.

Natal do Brasil

O TecMundo entrou em contato pelo WhatsApp informado pelo Natal do Brasil (que é o mesmo que aparece ligado à loja Black Brasil Friday). A única resposta que a reportagem recebeu, porém, foi uma mensagem automática pelo aplicativo, que foi enviada pelo mesmo atendente Felipe citado por um das pessoas que utilizaram o Reclame Aqui.

Como saber se uma loja é confiável?

Mesmo com o período até o Natal ficando mais curto e a possibilidade de os presentes não chegarem até lá aumentando, os consumidores precisam ficar atentos às falsas promessas na internet.

O Procon salienta que os brasileiros têm os mesmos direitos tanto em compras realizadas em lojas virtuais como em lojas físicas. Os comércios eletrônicos precisam, inclusive, disponibilizar as seguintes informações em suas páginas (de acordo com o Artigo 2º do Decreto Federal 7.962/2013):

  • Nome empresarial;
  • Número de inscrição do fornecedor, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda;
  • Endereço físico e eletrônico;
  • Telefones de contato.

A entidade de defesa do consumidor possui ainda um site que lista lojas virtuais que receberam notificações ou reclamações. Para ajudar ainda mais, a instituição ainda possui um espaço de orientações de consumo, onde as pessoas podem verificar uma lista de direitos que elas possuem ao comprar pela internet.

Cuidados ao comprar

Kleber Souza, o gerente de segurança de TI da Compugraf, pontua sobre os cuidados que os brasileiros devem tomar ao comprar pela internet:

  • Verificar se o site possui segurança com certificado digital (o cadeado ao lado do site);
  • Pesquisar a reputação da loja no Google Meu Negócio e em sites de avaliação como Reclame Aqui;
  • Verificar se o site informa os dados do vendedor como endereço, email, telefone e CNPJ;
  • Ao receber um e-mail marketing, verificar os links e o remetente do e-mail.

“Além do risco de perder dinheiro, comprar em lojas não confiáveis pode expor os dados da pessoa para outros golpes, além de deixar os dispositivos da pessoa suscetíveis a infecções por vírus, por exemplo”, argumenta.

Sobre isso, ele ressalta sobre a importância de manter computadores, celulares, tablets e outros devices atualizados e utilizar antivírus.

No caso em que uma pessoa for enganada, Souza recomenda que o cliente recolha evidências da compra, abra reclamações no site da empresa (se possível), no Reclame Aqui, Procon e IDEC. Além disso, é essencial realizar um boletim de ocorrência na polícia.

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