Dona do Shopee demite mais de 7 mil funcionários em 6 meses

1 min de leitura
Imagem de: Dona do Shopee demite mais de 7 mil funcionários em 6 meses
Imagem: Sea

Com um prejuízo líquido de US$ 369,5 milhões anunciado no terceiro trimestre de 2022, a Sea Ltd., controladora do Shopee, pode ter demitido mais 7 mil funcionários – o equivalente a 10% de sua força de trabalho – nos últimos seis meses. A informação foi passada ao The Information na segunda-feira (14) por duas pessoas com conhecimento do assunto.

Seguindo uma tendência mundial dos conglomerados de tecnologia de fazerem cortes em seus quadros de pessoal como uma estratégia para encarar uma desaceleração na economia mundial, a empresa de comércio eletrônico e jogos de Cingapura preparava-se para demitir 3% dos funcionários do Shoppe na Indonésia, segundo a Bloomberg.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a Reuters, a empresa, que tem suas ações negociadas na Nasdaq americana, suspendeu sua previsão de receita do Shopee para o ano, não respondendo um pedido de comentário da publicação sobre corte de empregos.

O que está acontecendo com a Sea?

A Sea também é dona do jogo Free Fire. (Fonte: Sea/Divulgação.)A Sea também é dona do jogo Free Fire. (Fonte: Sea/Divulgação.)Fonte:  Sea 

Apontada como um dos cases de sucesso em tecnologia no Sudeste Asiático, a Sea tem parceiros de peso como Tencent, BlackRock e T. Rowe Price. Além do Shopee, a holding também controla a fintech Sea Money e a Garena, desenvolvedora do battle royale Free Fire, uma das maiores referências de games para dispositivos móveis.

Com o sucesso global de seus empreendimentos, a Sea passou a investir maciçamente para acelerar seu crescimento, estratégia que se mostrou inviável tão logo a economia mundial estagnou e as taxas de juros dispararam neste ano.

Conforme a Reuters, fontes confiáveis informaram no começo de setembro, que a Shopee sairia da Argentina e fecharia suas operações no Chile, Colômbia e México, além de demitir centenas de funcionários da Garena em Xangai. O Voxel divulgou na mesma época que uma série de projetos da empresa de games haviam sido encerrados no Brasil, com várias demissões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.