Twitter: fake verificado promete insulina grátis e movimenta mercado

2 min de leitura
Imagem de: Twitter: fake verificado promete insulina grátis e movimenta mercado
Imagem: Shutterstock

As alterações no sistema de verificação de contas do Twitter, implementadas por Elon Musk, têm levado ao surgimento de vários perfis falsos se passando por celebridades e empresas na rede social, enganando usuários e causando problemas. Uma das vítimas dos trolls foi a farmacêutica Eli Lilly, que teve um grande movimento no preço de suas ações após uma postagem falsa envolvendo o preço da insulina.

Na quinta-feira (10), alguém que comprou o selo verificado criou um perfil supostamente pertencente à gigante do setor de saúde e postou uma mensagem afirmando que a insulina fabricada pela companhia seria distribuída gratuitamente. É válido destacar que há uma discussão sobre o preço da substância nos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em cerca de quatro horas no ar, o tweet com informações falsas recebeu mais de 12 mil curtidas e cerca de 1,8 mil retweets, até que o acesso à conta se tornou restrito. Algumas horas depois, mais um perfil se passando pela corporação apareceu, pedindo desculpas pelo farsante anterior, negando a gratuidade e afirmando que o produto iria custar US$ 400.

A mensagem com informação falsa já foi excluída do Twitter.A mensagem com informação falsa já foi excluída do Twitter.Fonte:  Business Insider/Reprodução 

“Podemos fazer isso sempre que quisermos e não há nada que você possa fazer”, escreveu em tom desafiador o segundo troll, cujo perfil, agora suspenso, também tinha o selo azul e uma imagem da Eli Lilly. Além da farmacêutica, marcas como Nintendo e Valve também receberam seus “fakes verificados”.

Logo após as publicações falsas, o preço das ações da farmacêutica despencou, como é possível ver no gráfico compilado pelo Google Finanças. Além disso, a empresa virou alvo de críticas por usuários do Twitter nos Estados Unidos devido ao alto preço do medicamento no país.

Fonte:  Google Finanças 

Musk promete punir farsantes

Com o uso indevido do serviço de assinatura do Twitter, o novo proprietário do microblog prometeu banir as contas que fingirem ser outras pessoas ou empresas e não deixarem claro se tratar de um perfil de paródia. Uma forma de distinguir as contas reais é verificar a presença do selo “Oficial” no perfil.

Já a Eli Lilly usou seu perfil verdadeiro para pedir desculpas pelas mensagens enganosas envolvendo a marca. Quanto ao preço do produto utilizado pelas pessoas com diabetes e outras doenças, o valor real do frasco nos EUA é de US$ 82,41, segundo o Business Insider.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.