Projeto social lança curso gratuito de tecnologia para mulheres pretas

2 min de leitura
Imagem de: Projeto social lança curso gratuito de tecnologia para mulheres pretas
Imagem: jeffbergen/Getty Images

A PretaLab, projeto social dedicado a diversificar a cena de inovação e tecnologia no Brasil, abriu inscrições hoje (10) para o “Poder do Futuro”, programa gratuito de formação em tecnologia para mulheres pretas e indígenas.

As inscrições para as turmas online devem ser realizadas até 11 de dezembro de 2022 e poderão participar pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O processo seletivo contará com três etapas: análise de formulário de inscrição, oficina de formação e envio de termo de interesse de participar do ciclo. A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, em 27 de janeiro de 2023.

“As candidatas não precisam ter nenhuma experiência prévia. Será oferecido um treinamento para aquelas que passarem pela primeira etapa do processo de seleção. Todas as etapas de seleção, assim como a formação, serão realizadas no formato online, porém com aulas ao vivo e assíncronas. Aquelas que finalizarem a formação receberão um certificado de conclusão de curso que, certamente, será um diferencial competitivo no currículo de cada uma delas”, explicou Silvana Bahia, co-diretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.

Silvana comenta que ações como o Poder do Futuro é importante porque fala para mulheres negras e indígenas sobre a possibilidade de ter uma carreira na área de tecnologia, algo que talvez elas nunca tenham imaginado ser possível. As meninas selecionadas passarão por uma formação de oito semanas, com conteúdos introdutórios na área de TI, e aulas ministradas por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado.

São 3 as bases do programa: conhecimento técnico, com linguagem de programação e informações sobre o mercado e carreiras na tecnologia; autoconhecimento, que aborda a identificação da mulher negra enquanto indivíduo e profissional; e autogestão, para desenvolver autonomia e soft skills.

PretaLabs

“Nosso objetivo é desenvolver a técnica, mas também as habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos tradicionais e que auxiliam na autonomia de aprender novos conteúdos e também a solucionar problemas inesperados”, argumenta a co-diretora executiva do Olabi.

Apoio da Disney

Inspirado no filme Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, o Poder do Futuro tem apoio da The Walt Disney Company.

"Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo", pontuou Belén Urbaneja, VP, RSE, Gestora de Marca e Diversidade e Inclusão para The Walt Disney Company Latin America.

As interessadas devem acessar o site opoderdofuturo.pretalab.com para acessar o edital completo e realizar a inscrição. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pretalab@olabi.org.br.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.