Eleições 2022: qual é a data do segundo turno?

2 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: qual é a data do segundo turno?
Imagem: Agência Brasil/Reprodução

O segundo turno das Eleições 2022 — dia 30 de outubro — vai definir quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos e que tomará posse em 1º de janeiro de 2023. Essa também é a última chance que os candidatos a governadores têm para se eleger e comandar os estados brasileiros a partir do ano que vem.

Em âmbito nacional, o ex-presidente Lula (PT) venceu o primeiro turno com uma diferença de 6 milhões de votos para o segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. Isso não quer dizer que a eleição está decidida. O segundo turno é uma nova eleição, com uma nova contagem de votos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando acontece o segundo turno e como funciona?

segundo turnoSegundo turno das Eleições 2022 acontece dia 30 de outubro.

O segundo turno acontece quando o presidente da República, Governador ou Prefeito não consegue atingir mais da metade dos votos válidos no primeiro turno, conforme a Constituição Brasileira.

É importante diferenciar os votos válidos da votação total. Para efeito de contagem, são desconsiderados os votos brancos e nulos, além das abstenções, ou seja, as pessoas que não foram votar por algum motivo.

Assim como dito acima, nas Eleições 2022 o segundo turno acontece no dia 30 de outubro (domingo), das 8h às 17h, mesmo horário de votação do primeiro turno. Na ocasião, não será necessário votar para senador e deputados estaduais e federais, uma vez que os eleitos já foram conhecidos no pleito em 2 de outubro.

Onde haverá segundo turno?

O segundo turno das Eleições 2022 acontecerá em todo o país, uma vez que será decidido quem será o próximo Presidente do Brasil. Entretanto, os eleitores dos 12 estados abaixo também devem votar para governador:

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Espírito Santo
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Sergipe

Nesses locais, além da campanha presidencial no rádio e na televisão, serão veiculados de segunda sexta os programas eleitorais dos candidatos a governador até o dia 28 de outubro — dois dias antes da realização do segundo turno.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Os eleitores que estavam aptos, mas por algum motivo, não votaram no primeiro turno das Eleições 2022 podem exercer o direito ao voto no segundo turno. Isso acontece porque a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente.

No entanto, caso o eleitor tenha sido impedido de votar no primeiro turno porque não tirou o título ou está com pendência junto à Justiça Eleitoral de eleições anteriores, não poderá votar novamente. O prazo para regularização da situação para as Eleições 2022 acabou em 4 de maio.

Qual documento preciso levar para votar?

Eleições 2022Título de Eleitor Brasileiro.

Como aconteceu no primeiro turno, não é necessário levar o título de eleitor para votar no segundo turno. Basta comparecer a sua seção eleitoral com um documento de identidade oficial.

É recomendável, porém, obter o título eleitoral eletrônico (e-Título) uma vez que todas as informações de votação constam nele.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o segundo turno das votações brasileiras? Continue acompanhando o TecMundo e fique por dentro de todas as atualizações sobre as Eleições 2022!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.