Morre Jean-Luc Godard, cineasta icônico, aos 91 anos

1 min de leitura
Imagem de: Morre Jean-Luc Godard, cineasta icônico, aos 91 anos

O cineasta francês Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira (13) aos 91 anos. Um dos principais nomes do cinema mundial, ele revolucionou a indústria cinematográfica nos anos 1960 com o movimento Nouvelle Vague, também conhecido por New Wave (nova onda).

Godard nasceu em Paris em 3 de dezembro de 1930. Ao lado de nomes como François Truffaut e Eric Rohmer, ele foi responsável por ajudar na fundação do movimento Nouvelle Vague.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Godard, com 70 anos de carreira, produziu mais de 40 longa-metragens, curtas, documentários, vídeos de músicas e outros. Entre suas obras mais populares se destacam títulos como Acossado (1960), O Desprezo (1963) e Salve-se quem puder (a vida), de 1980.

O movimento de nova onda, iniciado pelo cineasta Truffaut em maio de 1959 com Os Incompreendidos, traria novos ares ao cinema francês (e mundial). O Nouvelle Vague era a estética de uma nova geração de cineastas franceses e como eles enxergavam a vida, com cenas de realidade chocantes porém autênticas.

Em 1968, Godard também filmou um documentário com os Rolling Stones sobre o álbum Sympathy for the Devil. Entre as premiações de sua carreira, ele levou troféus em Cannes, no Prêmio Europeu de Cinema, um Oscar e um Praemium Imperiale.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.