Como ter o título de Eleitor Digital? Veja como baixar o app

3 min de leitura
Imagem de: Como ter o título de Eleitor Digital? Veja como baixar o app
Imagem: Rede Brasil Atual

Outubro está chegando e, com ele, o momento de ir até as urnas para registrar o voto. Para facilitar todo o processo de votação no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, em 2017, o e-TítuloTrata-se de um aplicativo gratuito que funciona em Android e iOS e substitui a versão em papel do título eleitoral.

O aplicativo do título digital ainda guarda outras funções: ele serve para justificar, no caso de ausência no dia da votação; para emitir guias de multa relacionadas à ausência em uma eleição; e possibilita também que o eleitor se inscreva para trabalhar como mesário voluntário durante o pleito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste texto, explicamos o que você deve fazer para baixar e instalar o e-Título no seu celular e ter acesso a todas as funcionalidades do aplicativo. Confira!

Como baixar o e-Título?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Se você quiser baixar o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral no seu celular, siga os passos listados abaixo. Eles funcionam de forma igual em sistemas Android e iOS.

1. Baixe o aplicativo

Vá até as lojas do sistema do seu celular (Android ou iOS) e busque o aplicativo e-Título. Após baixá-lo, clique em “Começar no e-Título”.

2. Aceite os termos e as condições

(Fonte: TSE)(Fonte: TSE)Fonte:  TSE 

Em seguida, você será encaminhado para um tela-padrão em que se pode verificar os termos de uso do aplicativo. Leia o documento, e só então role a tela até o final. Clique para aceitar as condições exibidas se estiver de acordo.

3. Preencha os seus dados

(Fonte: TSE)(Fonte: TSE)Fonte:  TSE 

Isso levará você para a próxima tela, em que precisará preencher todos os seus dados — nome completo, data de nascimento, número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e nome dos pais. 

Caso o nome de um de seus pais não conste na sua certidão ou identidade, clique em “Não Consta”. E, então, passe para a próxima tela.

4. Responda às perguntas que aparecerem

(Fonte: TSE)(Fonte: TSE)Fonte:  TSE 

Isso o levará para três telas seguintes, em que você receberá perguntas que deverá responder. Elas servem para confirmar que é você mesmo quem está acessando o título digital. Responda a cada uma delas corretamente, para que o aplicativo consiga reconhecê-lo.

5. Cadastre uma senha

(Fonte: TSE)(Fonte: TSE)Fonte:  TSE 

Se você responder a todas as questões corretamente, o sistema levará você para uma próxima tela para cadastrar uma senha. Ela precisará ter no mínimo oito caracteres, misturar letras maiúsculas e minúsculas e utilizar números. Em seguida, repita a senha para confirmá-la e dê "ok".

6. Opte ou não pela biometria

(Fonte: TSE)(Fonte: TSE)Fonte:  TSE 

Depois de cadastrar a senha, o sistema do e-Título oferecerá a você a possibilidade de um cadastro rápido por biometria. Para isso, você deve ter liberado a biometria junto à Justiça Eleitoral no período de cadastramento.

Caso você tenha feito o cadastramento biométrico, usando suas impressões digitais, seu perfil no e-Título já aparecerá preenchido com sua foto. Isso facilita na hora de realizar o voto, uma vez que você não precisará apresentar outros documentos para ter acesso à cabine onde está a urna.

No entanto, caso você não tenha feito a biometria na Justiça Eleitoral, a imagem do eleitor não ficará disponível.

(Fonte: EBC)(Fonte: EBC)Fonte:  EBC 

Importante: nesse caso, você deve comparecer no local da eleição portando um documento com foto, mesmo que seu e-Título esteja habilitado no seu celular. O aplicativo substitui apenas o título eleitoral, mas não o documento de identificação.

Se tudo der certo, agora é só comparecer na seção eleitoral no dia da votação com seu e-Título habilitado e apresentá-lo para o mesário.

Quais são as informações disponíveis no e-Título?

(Fonte: TSE)(Fonte: TSE)Fonte:  TSE 

O aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral reúne todas as informações que já constam na via impressa do título: nome completo do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, zona, seção eleitoral e município. No seu e-Título, fica disponível também um QR code com um código de validação.

A vantagem de usar o título eleitoral digital é que ele é muito mais prático do que a versão em papel, a qual pode ser perdida facilmente. 

Tendo o aplicativo em mãos, no celular ou no tablet, você passa a ter acesso a várias informações que podem lhe ser úteis em outros momentos, inclusive fora da época do pleito eleitoral.

Outra questão importantíssima: caso sua zona eleitoral mude no dia da votação, isso será avisado por meio do aplicativo. Por isso, o e-Título é bastante útil para evitar deslocamentos errados e perda de tempo nas eleições.

Após habilitar todas as etapas descritas anteriormente, você estará preparado para comparecer às urnas sem riscos de intercorrências. Bom voto!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.