Polícia Federal faz operação contra vendas ilegais na internet

1 min de leitura
Imagem de: Polícia Federal faz operação contra vendas ilegais na internet
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um grupo que comercializa diversos tipos de produtos ilegalmente pela internet é o alvo da Operação Tântalo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (17). As ações realizadas pelos oficiais se concentraram na região da cidade de Dracena, localizada no interior de São Paulo.

De acordo com a corporação, a comercialização ilegal de mercadorias online inclui itens como brinquedos, eletrônicos e artigos recreativos. Esses produtos seriam de origem estrangeira, levando o grupo criminoso a ser investigado pelos crimes de descaminho e contrabando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A PF informou ainda que as pessoas investigadas e as empresas ligadas a elas têm praticado um “extenso comércio virtual de produtos descaminhados” nos últimos cinco anos. Somente uma dessas pessoas jurídicas teria vendido mais de 12 mil itens irregularmente, durante o período, faturando pelo menos R$ 12 milhões.

Mercadorias apreendidas pelos agentes da PF durante a Operação Tântalo no interior paulista.Mercadorias apreendidas pelos agentes da PF durante a Operação Tântalo no interior paulista.Fonte:  Polícia Federal/Divulgação 

Os suspeitos de integrar o grupo responsável pelas vendas começaram a ser investigados em meados do ano passado, depois de uma ação de repressão aduaneira da Receita Federal ocorrida em diversas localidades do território nacional. A ação possibilitou a identificação de todos eles, levando também a várias autuações do fisco.

Mandados de busca e apreensão

Como parte da Operação Tântalo, os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Andradina (SP), com três deles em Dracena e um em Paulicéia. O objetivo era a checagem de imóveis que poderiam ser utilizados para o armazenamento de produtos originados do Paraguai.

Detalhes sobre os materiais apreendidos não foram divulgados, mas a investigação continua com a análise dos produtos. Segundo a PF, os envolvidos poderão responder pelo crime de descaminho e de contrabando apenados, resultando em penas de reclusão de um a quatro anos e de dois a cinco anos, respectivamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.