Mercado Bitcoin é confiável? Saiba quais são as taxas e o custos

3 min de leitura
Imagem de: Mercado Bitcoin é confiável? Saiba quais são as taxas e o custos
Imagem: Freepik

Desde que as moedas digitais foram criadas, alguns sistemas se desenvolveram para cuidar dessas finanças. Assim, surgiu o Mercado Bitcoin, uma corretora brasileira cuja plataforma online consegue fazer intermediações de compra e venda das famigeradas criptomoedas.

Essas negociações ocorrem entre alguns criptoativos bastante populares, incluindo o Bitcoin, o Ethereum, Ripple, Litecoin, entre outros. Dentro desse contexto, existem algumas dúvidas muito pertinentes, sobretudo daqueles que não conhecem os pormenores do mercado Bitcoin.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Por esse motivo, desenvolvemos um texto completo que visa responder a todos esses questionamentos. Você pode conferir todos os detalhes logo abaixo. Aproveite!

Afinal, é seguro comprar no Mercado Bitcoin?

Criado originalmente em 2013, o Mercado Bitcoin possui atuação ativa no mercado de administração de criptomoedas nesses últimos anos. Em linhas gerais, consiste em uma plataforma confiável e segura, justamente por, durante esse período, ter funcionado sem causar transtornos aos seus clientes, como vazamentos de dados, hacks e intercorrências.

Além disso, o Mercado Bitcoin é a primeira corretora com esse histórico na América Latina, se destacando no Brasil com investimentos internacionais. De acordo com dados da plataforma, mais de 700 mil novos clientes surgiram apenas no primeiro semestre de 2021, cujas negociações chegaram a uma marca superior a R$ 25 bilhões.

Os números são bastante impressionantes, não é mesmo? Tudo isso garante a confiabilidade da corretora, mostrando que é sim, muito seguro, fazer investimentos por meio dela. Nesse sentido, as informações destacadas pelo Mercado Bitcoin estão sempre à disposição dos interessados, mostrando como as coisas funcionam internamente.

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Outro ponto interessante é a adesão da companhia à Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que vem trabalhando em busca da autorregulação do setor. É importante ressaltar ainda a política de segurança e privacidade do Mercado Bitcoin, que oferece muitas ferramentas de verificação aos investidores.

Conheça as políticas de segurança do Mercado Bitcoin

Em linhas gerais, a corretora apresenta algumas vantagens para seus quase 3 milhões de clientes cadastrados. Uma delas se refere à carteira fria, isto é, apenas os criptoativos essenciais para a manutenção da conta são armazenados nas carteiras online.

Boa parte dos investimentos dos clientes ficam em dispositivos offline, ou seja, não ficam conectados com a internet na maior parte do tempo.

A companhia também apresenta dois mecanismos de segurança das instituições financeiras tradicionais, como a verificação em duas etapas e a chave PIN, bem como possui nota máxima nos testes de segurança de sistemas mais rigorosos da atualidade, certificado pelo GlobalSign SSL Report.

Vale destacar ainda o comprometimento do Mercado Bitcoin com outros mecanismos de segurança digital, incluindo a comunicação via e-mail, certificada pelo MX Toolbox, da Google, com 100% de aprovação, e a utilização dos serviços de infraestrutura da Amazon AWS.

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Como começar a investir no Mercado Bitcoin?

Se você ficou curioso com todas as questões levantadas até o momento e também quer se envolver com o mercado de criptomoedas, fique atento ao que a corretora aqui em questão pode oferecer aos seus clientes, bem como as taxas cobradas por operação.

Para iniciar o processo, é necessário informar apenas alguns dados básicos, como CPF, em caso de pessoa física, endereço de e-mail e endereço de correspondência. É importante frisar que não há cobranças extras para a abertura da conta, nem taxas de manutenção.

Uma vez que sua conta foi aberta, você já possui acesso à cotação de mais de cem moedas digitais que podem ser negociadas diretamente na plataforma. De maneira simples, prática e organizada, a plataforma apresenta-se com uma interface intuitiva, na qual é possível navegar sem grandes preocupações.

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Com relação às taxas, conforme já citado anteriormente, é preciso apenas verificá-las conforme as transações vão sendo feitas entre as contas. Contudo, as ordens executadas tem a comissão de até 0,3%, enquanto as ordens executoras podem chegar a ter uma comissão de 0,7%.

Esses valores são aplicados dependendo da ordem que sair primeiro em uma negociação. Dentro da plataforma ainda há um campo específico com uma tabela que informa todos os valores de documentos, taxas e limites.

Desse modo, os investidores podem saber exatamente quanto poderão ganhar com suas operações. Essas tabelas estão organizadas de acordo com o tipo de conta que um determinado cliente possui, bem como seus benefícios de upgrade.

A boa notícia é que no Mercado Bitcoin, as negociações em criptomoedas baixaram seu preço e as taxas não passam de 0,015% sobre as transações. Portanto, ficou ainda mais vantajoso fazer investimentos por meio da corretora digital.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber tudo sobre o mundo da tecnologia em todas as suas esferas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.