Coinbase é investigada por negociações irregulares de títulos

1 min de leitura
Imagem de: Coinbase é investigada por negociações irregulares de títulos
Imagem: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) abriu uma nova investigação contra a Coinbase, conforme relata a Bloomberg nesta terça-feira (26). O órgão quer saber se a corretora de criptomoedas permitiu a negociação irregular de ativos digitais que deveriam ter sido registrados como títulos.

Uma das principais plataformas de criptoativos do mercado americano, a exchange oferece atualmente mais de 150 tokens, após a ampliação do seu portfólio. Caso esses ativos fossem considerados valores mobiliários, a companhia precisaria ser registrada na SEC, discussão que tem se acirrado nos últimos tempos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para a autoridade reguladora, um token precisa ser regulamentado quando o dinheiro gasto pelo investidor é usado para pagar uma empresa com o objetivo de gerar lucros pelos esforços dela. Bitcoin e ethereum não foram classificados como títulos pela agência, sob essa característica, mas outras moedas digitais se enquadram no padrão.

A corretora negocia mais de 100 opções de criptoativos para seus clientes.A corretora negocia mais de 100 opções de criptoativos para seus clientes.Fonte:  Shutterstock 

Essa nova investigação acontece ao mesmo tempo em que há outra apuração relacionada à plataforma de negociação de moedas digitais. No caso vindo à tona na última semana, um ex-gerente da Coinbase foi preso por fraude eletrônica e conspiração, acusado de usar informações privilegiadas para a compra de tokens.

Corretora nega acusação

Diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal foi ao Twitter para se posicionar a respeito da nova investigação aberta pela SEC. De acordo com ele, a exchange não comercializa títulos não registrados no órgão, relembrando um artigo publicado no blog da plataforma, há uma semana.

“Fico feliz em dizer isso de novo e de novo: estamos confiantes de que nosso rigoroso processo de diligência — um processo que a SEC já revisou — mantém os valores mobiliários fora de nossa plataforma”, escreveu.

Apesar da negativa, as ações da Coinbase caíram após a notícia sobre a investigação, chegando a registrar queda de até 9,2% na abertura do mercado, hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.