Google divulga gastos de partidos políticos com anúncios na web

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A Google disponibilizou na quinta-feira (23) o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos para o mercado brasileiro. A nova ferramenta, que pode ser acessada por qualquer pessoa, permite acompanhar informações sobre anúncios publicitários feitos por partidos políticos nas plataformas da companhia.

Por meio dela, é possível pesquisar os detalhes de propagandas políticas veiculadas no YouTube e em sites parceiros que utilizam o serviço de publicidade AdSense. As informações são referentes às campanhas exibidas a partir de novembro de 2021, quando as diretrizes de conteúdo político do Google Ads foram atualizadas.

O usuário consegue saber, por exemplo, dados como os valores gastos em cada anúncio, a data de publicação e o alcance daquela campanha, entre outros. A plataforma inclui propagandas que mencionam partidos políticos e pessoas que se candidataram a cargos de nível federal em todo o país.

As informações sobre as campanhas políticas podem ser consultadas por qualquer pessoa.As informações sobre as campanhas políticas podem ser consultadas por qualquer pessoa.Fonte:  Google/Reprodução 

“Queremos que os anúncios exibidos em nossas plataformas sejam transparentes e acessíveis para que vozes diversas possam debater questões importantes abertamente”, explicou a advogada do Google Brasil, Natalia Kuchar. O Brasil é o nono país a contar com o Relatório, que recentemente ganhou uma nova interface, de fácil navegação.

Como acessar

O Relatório de Transparência de Anúncios Políticos pode ser acessado neste link. Ao entrar na página, o usuário pesquisa as propagandas políticas por autor (candidato ou partido), estado, quantidade de exibições, valor gasto aproximado e formato (vídeo, texto ou gráfico).

Clicando em um anúncio específico no site, você tem acesso ao nome do anunciante e às demais informações já mencionadas. Há detalhes sobre mais de 1,5 mil propagandas veiculadas na internet, no momento, segundo a empresa.

O lançamento da ferramenta faz parte do acordo firmado pela companhia de Mountain View com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro. A parceria prevê ainda várias outras ações com o intuito de combater as fake news sobre as eleições 2022.

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Fontes

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