Morre o engenheiro Dave Smith, o pai do MIDI, aos 72 anos

1 min de leitura
Imagem de: Morre o engenheiro Dave Smith, o pai do MIDI, aos 72 anos
Imagem: Sequential

Na última quarta-feira (1), surgiram informações confirmando a morte do designer de instrumento Dave Smith, conhecido por ser o pioneiro do MIDI e fundador da marca Sequential Synth, que comercializa diversos tipos de sintetizadores. Inclusive, muitos músicos homenagearam Smith após descobrir sobre o falecimento, como membros do The Cure, Hot Chip, Duran Duran, entre outras bandas.

Smith ficou bastante conhecido nos anos 80 após desenvolver sintetizadores para diversas bandas da época e até algumas mais recentes, como é o caso do Radiohead, que usou um dos instrumentos no álbum "Kid A". Até o momento, não foi revelado a causa da morte.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O pai do Midi

“É com pesar que compartilhamos a notícia de que Dave Smith morreu. Estamos com o coração partido, mas temos um pequeno consolo em saber que ele estava na estrada fazendo o que mais amava na companhia de familiares, amigos e artistas”, foi publicado no site da Sequential.

Dave Smith fundou a Sequential em 1977, aos 24 anos, e mudou o mundo após o lançamento do Prophet-5, o primeiro sintetizador polifônico programável do planeta — o dispositivo também pode ser considerado o primeiro instrumento musical a ser usado com um microprocessador.

Sintetizador Prothet-5 da SequentialSintetizador Prothet-5 da SequentialFonte:  Sequential 

Em 1980, ao trabalhar ao lado de grandes personalidades, como Ikutaro Kakehashi, o fundador da Roland, e o engenheiro de áudio Tom Oberheim, Dave Smith criou o Musical Instrument Digital Interface (MIDI). Na época, a tecnologia foi revolucionária por ser uma linguagem nova e permitir instrumentos de diversas marcas de se comunicarem entre si.

"Tão triste ao saber da morte de Dave Smith, ele começou a Sequential Circuits que fez alguns dos sintetizadores mais icônicos do início dos anos 80 até agora... Ele inventou o MIDI!!! O Prophet-5 é um dos maiores sintetizadores já feitos, ele nunca será esquecido. Grande homem e um grande amigo", disse o tecladista do The Cure, Roger O'Donnell, no Twitter.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.