O futuro está nos serviços

1 min de leitura
Imagem de: O futuro está nos serviços
Imagem: Shutterstock

Recentemente, inovação tem sido o "mantra" de qualquer empresário ou executivo que busca o sucesso do negócio. Aprimorar ou criar algo realmente confere às empresas uma posição de destaque no mercado.

Porém, pouco falamos sobre mudar a nossa forma de pensar, nossos hábitos e nossas crenças, muitas vezes ultrapassadas. Digo isso, pois alguns produtos surgiram há muito tempo, já foram testados diversas vezes no mercado, mas, não raro, são vítimas de resistência corporativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

São vários os exemplos. Hoje, vou focar em uma tendência que vem de anos e que, com muito esforço, agora tem chegado mais forte ao ambiente corporativo: o “usar” em vez de “ter”.  Recentemente, duas empresas muito inovadoras e antenadas anunciaram serviços de aluguel: Apple e Magazine Luiza.

Empresas diferentes, mercados distintos, origem mais distinta ainda, mas com algo em comum: olhar atento às mudanças de mercado.

A Apple anunciou recentemente que vai passar a alugar seus equipamentos. O consumidor paga uma mensalidade e poderá usufruir da troca de celulares e de outros itens da marca.

Já a Magazine Luiza, por meio do serviço “VaiVolta”,  anunciou que o consumidor agora pode alugar todos os produtos vendidos na loja. O projeto está sendo testado em parceria com a Housi, plataforma de moradia por assinatura, ou seja, o morador assina o imóvel e aluga tanto os móveis quanto os eletrodomésticos!

Essas iniciativas demonstram o que muda quando a empresa coloca o foco nas necessidades dos seus clientes. Ambas perceberam que, ao oferecer os produtos via aluguel, livraria o cliente de atividades e preocupações que não são prioridades para eles. Descobrir e resolver o problema do cliente de um jeito novo é uma baita inovação!

Setor de SeviçosFonte: Shutterstock

Porém, acredito que, assim como ocorreu com a Uber ou o AirBnB, haverá inicialmente muita resistência dos consumidores  ao modelo. Estou convencido de que é mais difícil mudar o hábito ou a cultura das pessoas e das empresas do que inovar.

E você, empreendedor e executivo?  Já oferece algum serviço inovador para seus clientes? Contratar um serviço é muito melhor para o usuário do que adquirir produtos.  Eu me convenci disso há muito tempo, quando iniciei praticamente sozinho o mercado do outsourcing no Brasil. Aliás, já é sabido que o serviço será a base da economia do futuro.

***
Vittorio Danesi, diretor-executivo (CEO) da Simpress.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.