Pesquisador de IA é demitido por 'desafiar' Google

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisador de IA é demitido por 'desafiar' Google
Imagem: Unsplash

Em um artigo publicado no The New York Times, foi revelado que o Google demitiu mais um profissional que estudava sobre inteligente artificial na empresa. O cientista de aprendizado de máquina Satrajit Chatterjee foi demitido após desafiar descobertas sobre as IAs.

Conforme as informações reveladas no jornal, a demissão do profissional foi realizada após o Google se recusar a publicar um artigo em que Chatterjee escreveu com outros pesquisadores. A pesquisa desafia descobertas anteriores sobre como os computadores podem criar componentes de chips mais eficazes que as versões desenvolvidas por seres humanos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com informações reveladas pela companhia, Chatterjee foi demitido por justa causa e que o estudo foi recusado por não atender aos padrões do Google. A empresa também disse que o estudo foi avaliado minunciosamente e revisado.

Google já demitiu alguns funcionários da área de IA'sGoogle já demitiu alguns funcionários da área de IA'sFonte:  Unsplash 

Mais demissões

Em 2021, o Google demitiu a pesquisadora de inteligência artificial Margaret Mitchell por conta de violação de políticas de confidencialidade de dados e criticas aos executivos da companhia. Pouco antes, em 2020, a empresa também demitiu a pesquisadora de ética de IAs, Timnit Gebru.

No fim do último ano, Mo Gawdat, ex-executivo do Google, revelou sua opinião sobre o setor de inteligência artificial ao declarar que "estamos criando Deus" e que tem medo do surgimento de um cenário como na franquia Exterminador do Futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.