Dia da Criatividade: como boas ideias geram soluções transformadoras

2 min de leitura
Imagem de: Dia da Criatividade: como boas ideias geram soluções transformadoras
Imagem: metamorworks/Shutterstock

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 2017, uma resolução que tornou o 21 de abril o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. A entidade define a época como um período para lembrar da importância dos dois conceitos na promoção do desenvolvimento social e econômico sustentável.

E, para lembrar a data, o TecMundo conversou com Ana Paula Appel, cientista de dados sênior e Client Engineering da IBM Brasil, para debater a aplicação dos conceitos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Primeiro, ela ressalta como o processo de se reinventar e pensar em soluções criativas são essenciais para encontrar soluções de problemas práticos do mundo. Nesse sentido, a especialista lembra o quanto a pesquisa científica é uma atividade que pode ser transformadora.

Inovação

“A IBM trabalha com projetos importantes que são bastante falados, como a questão da emissão zero de carbono e do menor chip do mundo [que tem 2nm]. Soluções como essas são resultados diretos de criatividade e inventividade”, ela sustentou.

Patentes transformadoras

Appel pode ser considerada uma inventora moderna. De 50 patentes que ela registrou junto de outros profissionais, 24 foram efetivamente concedidas. O fato fez que ela se tornasse uma das poucas pessoas no Brasil a ter o título de Masters Inventors da IBM, que é oferecido para pessoas com altas contribuições no quesito de proposição de novas patentes.

Trabalhando principalmente em soluções de inteligência artificial, ela é uma das responsáveis por inovações como a US20210034866A1 (registro nos Estados Unidos), a qual utiliza artifícios como imagens de satélite para realizar uma espécie de scanner aéreo de árvores espalhadas por uma cidade.

“A partir dessa tecnologia, é feita uma análise automática que verifica se aquela árvore precisa ser podada, tratada, cortada, etc.”, explicou Appel.

ÁrvoreAs quedas de árvores em São Paulo acontecem por causa da má conservação aliada às chuvas, por exemplo.

A solução está patenteada pela IBM e pode ser negociada ou até cedida pela empresa para iniciativas que pretendem melhorar a vida das pessoas. Appel lembra que a cidade de São Paulo, por exemplo, seria muito beneficiada por ideias como essa. De acordo com a prefeitura da capital paulista, quase 3 mil árvores caíram entre janeiro e novembro de 2020, para se ter uma ideia.

Outra ideia interessante que é contribuição da especialista tem o número de registro US20200005171A1 e é um método de classificação de usuários que faz chatbots poderem adaptar suas explicações e sua linguagem de acordo com o nível de conhecimento da pessoa.

Em um chatbot para uma farmácia, por exemplo, a inteligência artificial poderia adaptar sua linguagem ao saber se o usuário é um paciente, um médico ou um farmacêutico. Essa novidade foi vendida para o Airbnb.

Mulheres na vanguarda

Appel também faz questão de lembrar a relevante contribuição das mulheres para a proposição de ideias disruptivas que podem transformar a realidade das pessoas. Ela cita a participação de profissionais do gênero feminino na área de Ciência de Dados, que, apesar de ainda ser pequena, tem crescido.

A Client Engineering da IBM Brasil “abraça” projetos de inclusão e diz entender que parte do seu papel na indústria é incentivar que outras jovens possam se interessar pelo campo da tecnologia.

IBMAna Paula Appel, cientista de dados sênior da IBM e Client Engineering da IBM Brasil.

“Eu tenho um trabalho de mentoria para mulheres onde eu as incentivo e mostro caminhos que elas podem seguir para ter uma atuação marcante. Eu topo esse tipo de trabalho justamente por entender que mercados, como o de Ciência de Dados, têm sofrido com a falta de mão de obra e, por causa disso, precisamos de toda a contribuição possível”, ela finalizou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.