Após alta, venda de PCs cai 7,3% no começo de 2022

1 min de leitura
Imagem de: Após alta, venda de PCs cai 7,3% no começo de 2022
Imagem: Shutterstock

O mercado de computadores sofreu uma queda brusca nos primeiros meses de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com um novo relatório da empresa de consultoria Gartner, as vendas foram 7,3% menores entre janeiro e março deste ano.

O principal motivo atribuído à queda é o desempenho acima do esperado desse setor em 2021, quando muitas pessoas ainda se equipavam para encarar trabalho e estudos em casa em pontos críticos da pandemia da covid-19. Em especial, a demanda de Chromebooks no mercado dos Estados Unidos para uso educacional caiu bastante, na medida em que muitos países retornam atividades presenciais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tirando os Chromebooks da lista, a venda de PCs, na verdade, apresentou um crescimento de 3,3% — um número ainda considerado modesto e que envolve também um período em que poucos consumidores gastam com novos computadores.

Os líderes do mercado

Os três primeiros colocados em quantidade de PCs enviados para venda permanecem os mesmos: a Lenovo segue líder, seguida por HP e Dell. Apple, Asus e Acer fecham o ranking principal. A pesquisa leva em conta desktops, notebooks e modelos híbridos de categoria premium, como o Microsoft Surface.

A lista compara as vendas no começo de 2022 com o desempenho no início de 2021.A lista compara as vendas no começo de 2022 com o desempenho no início de 2021.Fonte:  Gartner 

Das seis fabricantes, metade apresentou queda de um ano para o outro — em especial a HP, que teve uma redução de 17,8% nas unidades vendidas e viu a diferença para a Dell diminuir. A soma de outras fabricantes, que representa 14,8% do mercado, apresentou queda de 14,1% de um ano para o outro.

Apenas a própria Dell, a Apple (impulsionada pela atualização de modelos para os chips M1) e a Asus (com um amento de 20,6% de um ano para o outro) conseguiram crescer no período avaliado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.