Educação a distância: como se tornar professor com uma graduação online

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Educação a distância: como se tornar professor com uma graduação online
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A Educação a distância (EAD) ganhou força nos últimos anos. Muito antes da necessidade do aprendizado remoto, a modalidade veio crescendo como uma opção de qualidade, flexível e com preços mais acessíveis.

Ao longo da pandemia, o papel da EAD foi reforçado, tanto como uma possibilidade de ensino-aprendizagem compatível com o isolamento social como por ter sido uma fornecedora de tecnologia e recursos didáticos digitais para os cursos presenciais que tiveram de ser ofertados no formato remoto.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um bom exemplo de instituição que já oferecia cursos EAD de qualidade, mas vem aplicando cada vez mais avanços metodológicos, além de ampliar o acesso dos estudantes ao incluir as licenciaturas na modalidade. Em linhas gerais, essa habilitação acadêmica possibilita aos formandos o ingresso no mercado de trabalho como professores nos Ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Técnico — de suas respectivas áreas de estudo.

senacConheça mais da graduação a distância do Senac. (Fonte: Senac EAD/Reprodução)

Licenciaturas Senac EAD: conheça os diferenciais da instituição de ensino

Seguir a carreira na docência começa com a escolha de uma instituição de ensino que tenha uma estrutura para a formação de professores como a que o Senac oferece.

Em uma licenciatura, é possível ter contato com diversos assuntos e, no Senac EAD, dentro da sua formação inicial, o aluno terá disciplinas de base comum, que estabelecem os conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos, além dos específicos, com os conteúdos de cada área alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao domínio pedagógico.

É possível se tornar um licenciado em Biologia, Física, Matemática, Filosofia, História, Letras-Português e Inglês, além de Pedagogia. Mais informações sobre esses cursos podem ser encontradas diretamente na página do Senac, em que são oferecidas modalidades EAD com grandes diferenciais.

A instituição tem nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e diversos cursos com uma posição exemplar no ranking do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), garantindo excelência e qualidade no ensino.

Dentro do Senac EAD, há também um Programa de Ambientação e acolhimento específico para os ingressantes na graduação, o que demonstra a preocupação da escola com seus estudantes. Ele ocorre antes do período regular de aulas e serve para capacitar e orientar os alunos em boas práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) — o modelo pedagógico do Senac. Nessa etapa, os estudantes também têm a oportunidade de fazer cursos de nivelamento e interagir com colegas, coordenadores, professores e tutores do curso.

senacAproveite os diferenciais do Senac EAD para investir em uma licenciatura. (Fonte: iStock/Reprodução

Além disso, todos os matriculados poderão se sentir confortáveis em um ambiente propício para a aprendizagem, contando com uma biblioteca virtual que tem mais de 13 mil títulos prontos para serem acessados.

Dentro das metodologias praticadas no Senac EAD, há também o ensino por competências e trabalhos por meio de projetos integradores, que auxiliam os estudantes na compreensão de conteúdos que têm grande proximidade com o cotidiano.

Outro fator bastante interessante diz respeito à grade em comum que as licenciaturas têm, dando a base necessária para o exercício da docência e facilitando o aproveitamento de competências, bem como ampliando a escolha dos alunos para outras licenciaturas. Dessa maneira, o estudante pode realizar mais de um curso com o passar do tempo, eliminando disciplinas obrigatórias já cursadas.

Portanto, não perca tempo e clique aqui para ir ao site do Senac. As mensalidades estão com valores a partir de R$ 199! Descubra um mundo de possibilidades por meio dos planos dos cursos e entenda como você pode se formar com dedicação e responsabilidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.