Cotação do bitcoin: como acompanhar em tempo real

4 min de leitura
Imagem de: Cotação do bitcoin: como acompanhar em tempo real
Imagem: Unsplash/André François McKenzie/Reprodução

O valor do bitcoin (BTC) depende inteiramente de quanto as pessoas estão dispostas a pagar e quanto seus usuários acreditam em seu preço, gerando volatilidade e incerteza. Por isso, acompanhar a cotação do ativo é uma boa ideia para quem é investidor ou apenas deseja ter conhecimento por precaução.

A cotação em tempo real é oferecida por diversas plataformas, mas algumas apresentam informações adicionais que ajudam a compreender, de maneira mais ampla, o momento da moeda digital. Conheça as melhores ferramentas para acompanhar, de forma confiável, o movimento do mercado de criptoativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Binance

Preço bitcoin Binance

Binance é um ecossistema de blockchain que inclui a maior corretora de Bitcoin e altcoin do mundo em volume de negociação. Na Binance, os usuários podem comprar, negociar e manter mais de 600 criptomoedas.

A página dedicada ao Bitcoin da Binance tem um gráfico que acompanha o preço do Bitcoin contra uma grande variedade de moedas fiduciárias, incluindo o Real brasileiro. O intervalo de tempo do gráfico pode ser definido de um dia a um ano. Além de acompanhar o preço do Bitcoin, os usuários podem obter uma cotação instantânea em sua moeda fiduciária preferida, inserindo uma quantidade personalizada no Calculador de Preço BTC.

A Binance também fornece informações importantes de preços e mercado abaixo do gráfico, incluindo mudanças percentuais de preços, capitalização de mercado, volume de negociação e oferta de circulação.

2. Google Finanças

(Fonte: Pexels/Ivan Babydov/Reprodução)(Fonte: Pexels/Ivan Babydov/Reprodução)Fonte:  Pexels/Ivan Babydov/Reprodução 

O Google Finanças apresenta a cotação de ações em diversas bolsas de valores do mundo. O serviço também oferece o preço atualizado do BTC em real e dólar. Além disso, a ferramenta mostra, na mesma janela, um gráfico do bitcoin, bem como notícias do mercado e cotações de outros criptoativos.

O serviço permite montar uma lista de interesses que gera uma página personalizada com as últimas informações de interesse sobre o tema. O usuário também pode montar uma carteira própria e acompanhar os rendimentos de cada investimento e compará-los com outros ativos e índices disponíveis no mundo inteiro.

3. CoinGecko

(Fonte: Coingecko/Reprodução)(Fonte: Coingecko/Reprodução)Fonte:  Coingecko/Reprodução 

A criptocorretora CoinGecko, além da cotação do bitcoin, oferece estatísticas de mercado, dados históricos e uma variedade de gráficos diferentes que permite comparação de diferentes criptomoedas e o acompanhamento do volume negociado.

O serviço ainda mostra dados gerais do mercado de moedas digitais, como capitalização geral, volume de negócios nas últimas 24h e domínio do BTC. É possível também realizar a conversão direta de valores em criptomoedas e moedas fiduciárias do mundo todo. Entretanto, essa opção e o gráfico de cotação não incluem o real.

4. Coinbase

(Fonte: Flickr/Marco Verch Professional Photographer/Reprodução)(Fonte: Flickr/Marco Verch Professional Photographer/Reprodução)Fonte:  Flickr/Marco Verch Professional Photographer/Reprodução 

A exchange Coinbase fornece a movimentação da cotação do BTC e outros ativos com valores, inclusive, em reais. Além do gráfico e informações tradicionais, como capitalização do mercado e volume negociado nas últimas 24h, a solução mostra a atividade de negociação no último dia com a proporção de pessoas comprando e vendendo os ativos.

A ferramenta também apresenta o percentual da criptomoeda que já foi emitido e o tempo médio que os clientes da corretora retém o BTC. É oferecido, ainda, um prognóstico da variação do bitcoin na última semana e hora, e a relação do preço atual com a máxima histórica registrada.

5. Nomics

(Fonte: Nomics/Reprodução)(Fonte: Nomics/Reprodução)Fonte:  Nomics/Reprodução 

A plataforma Nomics é um pouco menos completa na diversidade de informações sobre bitcoin apresentadas para os usuários, mas oferece uma ferramenta exclusiva de previsão de cotação para os próximos sete dias gerada por uma tecnologia de aprendizado de máquina com um modelo treinado em candles agregados.

A empresa, contudo, alerta que a projeção oferecida não é uma recomendação de investimento. Por isso, a empresa torna transparente a margem de erro da tecnologia nos últimos 30 dias. O site só está disponível em inglês e apresenta as cotações em dólar, euro, iene e yuan.

6. CoinMarketCap

(Fonte: Unsplash/Kanchanara/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Kanchanara/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Kanchanara/Reprodução 

O CoinMarketCap mostra todas as informações básicas da cotação do bitcoin, como capitalização, volume de negócio e gráficos. A plataforma se diferencia por apresentar dados mais detalhados do mercado, incluindo concentração em grandes investidores, distribuição de carteiras pelo tempo de retenção dos ativos e o volume de transações acima de US$ 100 mil.

Em parceria com app intotheblock, a ferramenta apresenta um resumo das tendências a curto prazo e os sinais do mercado futuro, o que pode funcionar como um subsídio extra para tomada de decisões dos investidores. O site tem uma opção para ser exibido em português com cotações em real.

7. CoinTrade Monitor

(Fonte: Unsplash/Austin Distel/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Austin Distel/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Austin Distel/Reprodução 

O CoinTrade Monitor é uma plataforma brasileira que apresenta a cotação do bitcoin, volume negociado nas últimas 24h e market share das exchanges que operam no Brasil. Por permitir a comparação em tempo real de diferentes corretoras, a ferramenta é um instrumento útil para os investidores que realizam arbitragem de BTC.

O processo consiste na compra do ativo mais barato em uma corretora para a vender, em um curtíssimo espaço de tempo, em outra exchange onde a moeda digital está mais cara e, dessa forma, obter lucro da operação. Isso é possível porque a variação de preço entre as plataformas de negociação pode chegar a até 10% em alguns momentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.