Ucrânia convoca donos de drones para monitorar tropas russas

1 min de leitura
Imagem de: Ucrânia convoca donos de drones para monitorar tropas russas
Imagem: Shutterstock

Buscando alternativas para se defender das tropas russas que invadiram o país, a Ucrânia tem solicitado a ajuda da população de diversas formas, algumas delas inusitadas. Na sexta-feira (25), os militares recorreram aos proprietários de drones, além de convocar os hackers.

Em postagem no Facebook, o Ministério da Defesa ucraniano se dirigiu aos donos das pequenas aeronaves, pedindo a eles que se juntem aos oficiais na defesa de Kiev. Pessoas que não tenham o equipamento, mas saibam pilotar um drone, também foram chamadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Você tem um drone? Dê para pilotos experientes usarem!”, escreveu o órgão. “Você sabe pilotar um drone? Junte-se à patrulha conjunta com as unidades 112 da brigada separada da cidade de Kiev!”, continuou a mensagem, que solicita ajuda para monitorar o avanço dos russos na capital da Ucrânia.

Os drones serão usados para monitorar os deslocamentos das tropas russas, segundo as autoridades ucranianas.Os drones serão usados para monitorar os deslocamentos das tropas russas, segundo as autoridades ucranianas.Fonte:  Shutterstock 

A postagem traz ainda um link com todas as orientações para os interessados em colaborar na defesa da capital. O Ministério também pediu aos cidadãos que informem o tipo de drone que possuem, se têm experiência como piloto de drone, se já serviram ao exército e em qual região da cidade podem ajudar, entre outros detalhes.

Ajuda externa

Nos comentários do post no Facebook, donos de drones de diversos países se mostraram dispostos a ajudar na defesa ucraniana. Ao oferecer a colaboração, perguntando como seria possível enviar o equipamento, muitos deles acabaram sendo convidados a fazer doações para ajuda humanitária, em vez disso.

Também há mensagens pedindo para que os estrangeiros façam doações de criptomoedas ao país. Diversos grupos de resistência, voluntários e organizações não governamentais da Ucrânia têm apostado no financiamento coletivo por meio de criptoativos para realizar diferentes tipos de tarefas.

O dinheiro arrecadado é usado pelos ativistas para a compra de equipamentos militares, com o objetivo de fortalecer o exército local, e na aquisição de suprimentos médicos para os feridos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.