Amazon: clientes reclamam após cancelamento de pedidos grátis

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Equipe TecMundo

A Amazon continua dando o que falar após o sistema da empresa permitir que clientes brasileiros comprassem produtos com grandes descontos ou até mesmo de graça. Segundo relatos publicados em redes sociais como o Twitter, a empresa está cancelando alguns dos pedidos de clientes que se aproveitaram dos cupons cumulativos da loja, que davam até 100% de desconto em livros, games e diversos produtos, incluindo o Kindle.

As reclamações na rede social do passarinho azul estão sendo realizadas com a hashtag "Amazon no Procon", que já possui mais de 13 mil tweets, e pedem respostas da empresa sobre o ocorrido. Segundo os relatos, os consumidores de regiões como da capital de São Paulo, que possuem entregas mais rápidas, estão recebendo os produtos comprados com os cupons cumulativos, mas isso não é regra.

Enquanto algumas pessoas já receberam as compras com o grande desconto e estão postando até unboxings com os "mimos", a Amazon estaria cancelando pedidos que ainda não foram entregues, deixando de honrar a compra. Como a empresa não deu explicações sobre os critérios utilizados, alguns clientes estão descontentes.

E-mail da Amazon

A Amazon está enviando um e-mail para os usuários que tiveram o pedido cancelado. A empresa diz que a promoção em questão era voltada para novas contas e os clientes só deveriam utilizar um cupom de R$ 15 de desconto na primeira compra na plataforma.

A companhia também ofereceu um vale presente de R$ 15 como pedido de desculpas pelo cancelamento do pedido. A mensagem, no entanto, está gerando ainda mais confusão: alguns usuários que já receberam os produtos comprados ou estão com a entrega a caminho também estão sendo notificados.

Procon entra em ação

O movimento dos consumidores contra a Amazon ganhou força na noite de ontem (27) após um pronunciamento oficial do Procon-SP. O órgão solicitou que a Amazon Brasil fornecesse explicações sobre a oferta de cupons cumulativos e seus desdobramentos.

Além de ter que explicar o motivo para o cancelamento de alguns pedidos, a empresa também terá que apresentar um plano de ação para resolver as reclamações feitas por clientes no Procon-SP e por meio de serviço de atendimento ao cliente.

Procon

A notificação do órgão pede que a Amazon envie respostas sobre o caso até o dia 31 de janeiro. No entanto, a Amazon ainda não comentou sobre os cancelamentos de pedidos. Após a oferta de cupons cumulativos, a empresa apenas comunicou que o sistema sofreu com um bug que já havia sido corrigido.

Em comunicado enviado ao TecMundo, a Amazon ofereceu uma explicação similar ao e-mail enviado aos clientes, sem esclarecimentos sobre os cancelamentos. Confira o posicionamento da companhia:

"Houve um problema em nosso site que foi rapidamente corrigido. Conforme os Termos e Condições da oferta, a promoção concedia um desconto não cumulativo de R$ 15 na primeira compra efetuada no site. Após a identificação do problema, foram cancelados os pedidos que não haviam sido enviados e que estavam em desacordo aos Termos e Condições. A oferta de desconto de R$ 15 foi mantida aos clientes que tiveram seus pedidos cancelados por meio da concessão de um vale-compras no mesmo valor. Lamentamos qualquer inconveniente causado."

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Fontes