iFood recebe autorização para fazer entregas com drones no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: iFood recebe autorização para fazer entregas com drones no Brasil
Imagem: iFood/Reprodução
Avatar do autor

iFood anunciou, nesta sexta-feira (21), que recebeu uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar entregas com drones no Brasil. Apesar da chancela, a empresa não anunciou quando começará a entregar pedidos via aérea no país.

Segundo o app de delivery, a autorização para uso diário comercial é inédita na América Latina e serve para as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA). Os veículos poderão carregar cargas de até 2,5 quilos e circularão em um raio de 3 km, incluindo em grandes cidades.

A operação ainda está em fase de testes e, de acordo com a companhia, “seguirá avançando e, como próximos passos, serão analisados novos locais e a viabilidade de operação para investimento em outras regiões do país”.

drone

O iFood cita outras regiões do país porque a entrega com drones já foi testada em estados como São Paulo (na capital) e Sergipe (cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros). Todos os voos são realizados e operados pela empresa Speedbird Aero.

“É o início de uma mudança que traz novas maneiras e agilizará as entregas em diferentes contextos ao colocarmos o uso de um modal aéreo em parte de uma rota de entrega”, afirmou Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

O executivo disse ainda que os drones podem complementar o trabalho dos entregadores em parte do percurso. Os veículos aéreos podem retirar os pedidos em um droneport e levar até a casa do cliente, por exemplo.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.