Cofundador do WhatsApp se torna CEO interino do Signal

1 min de leitura
Imagem de: Cofundador do WhatsApp se torna CEO interino do Signal
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O CEO do Signal, Moxie Marlinspike, anunciou a sua renúncia ao cargo depois de quatro anos. O substituto interino será Brian Acton, cofundador do rival WhatsApp, que deixou o app em 2017 após a venda para o Facebook, atual Meta.

Marlinspike é um dos fundadores do aplicativo Signal. O concorrente do WhatsApp e do Telegram oferece um serviço de mensagens instantâneas gratuito e criptografado que pode ser usado em smartphones e desktops.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em um rara publicação no blog da empresa, o ex-CEO afirmou que seu objetivo era que o app crescesse e se sustentasse além de seu envolvimento no desenvolvimento e execução da plataforma. A ideia “ainda não teria sido possível” quatro anos atrás, quando ele era responsável por escrever código, receber chamadas e gerenciar tudo nos estágios iniciais da empresa, disse.

A empresa foi fundada em 2014, mas recebeu um investimento significativo em 2018, quando Acton investiu US$ 50 milhões para criar a Signal Foundation em 2018. A organização sem fins lucrativos dedica-se ao desenvolvimento de tecnologia de privacidade de código aberto para comunicações.

Crescimento do Signal

Signal é popular entre jornalistas por conta de sua tecnologia de privacidade.(Fonte: Signal/Reprodução)Signal é popular entre jornalistas por conta de sua tecnologia de privacidade.(Fonte: Signal/Reprodução)Fonte:  Signal/Reprodução 

O serviço de mensagens do Signal foi impulsionado pela atualização da política de privacidade do WhatsApp no início do ano passado, quanto passou a ter cerca de 40 milhões de usuários em todo o mundo e foi baixado mais de 105 milhões de vezes.

Mas o rápido crescimento do aplicativo de comunicação levantou preocupações sobre o potencial uso indevido do serviço por agentes mal-intencionados, o que poderia adicionar munição aos debates em andamento sobre o enfraquecimento das proteções de criptografia para facilitar as investigações policiais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.