Brasil foi país mais afetado por ligações de spam em 2021

1 min de leitura
Imagem de: Brasil foi país mais afetado por ligações de spam em 2021
Imagem: Shutterstock

O serviço de identificação de chamada Truecaller divulgou o relatório anual que mostra os países que mais registraram ligações telefônicas de spam — ou seja, chamadas indesejadas e massivas que oferecem algo não solicitado pelo dono da linha.

Segundo a plataforma, foram 300 milhões de telefones bloqueados em todo o mundo e 37,8 bilhões de chamadas identificadas como spam — um preocupante aumento em relação a 2020, que já tinha números altos. As estatísticas foram coletadas entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O ranking global de chamadas que são spam.O ranking global de chamadas que são spam.Fonte:  Truecaller 

A pandemia da covid-19 trouxe alterações nos hábitos dessas companhias: várias das chamadas traziam a saúde como tema e novas ondas do vírus, em especial a partir de março, fizeram as ligações ficarem ainda mais frequentes.

A situação do Brasil

No ranking global do Truecaller, o Brasil ficou em primeiro lugar. Ou seja, somos o país que mais foi afetado por chamadas de spam em 2021, com 32,9 chamadas mensais dessa modalidade recebidas por pessoa.

Esse é o quarto ano consecutivo em que o país está na liderança, que é cada vez mais disparada: o Peru, segundo colocado, tem pouco menos de 20 chamadas por pessoa ao longo de um mês. Vale lembrar que a Anatel recentemente determinou que números de telemarketing agora virão com um código inicial específico para facilitar a identificação desses serviços.

As três modalidades de spam identificadas no país.As três modalidades de spam identificadas no país.Fonte:  Truecaller 

Em termos de spam por SMS, o país ocupa a oitava colocação, com cerca de 8 mensagens por pessoa recebidas a cada mês. Neste caso, Camarões, Somália e Tanzânia são os líderes.

Ainda sobre o desempenho do Brasil, são três grandes categorias de chamadas spam: oferecimento de serviços financeiros (como bancos, empresas de empréstimo e cartões de crédito), vendas diversas e tentativas de golpe ou fraude.

Para conferir o estudo completo do Truecaller (em inglês), é só acessar a página oficial do serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.