menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Marca de drones DJI vai entrar em 'lista proibida' dos EUA

Marca de drones fará parte de grupo que não pode receber investimentos de partes norte-americanas

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule15/12/2021, às 13:30

Marca de drones DJI vai entrar em 'lista proibida' dos EUAFonte:

Imagem de Marca de drones DJI vai entrar em 'lista proibida' dos EUA no tecmundo

A fabricante de drones DJI será uma das oito empresas de origem chinesa adicionada a uma "lista proibida" pelo governo dos Estados Unidos.

Isso significa não apenas que a empresa será monitorada de perto pela administração do presidente Joe Biden, mas também que investidores norte-americanos não podem mais injetar dinheiro na companhia.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo o Financial Times, o motivo é o suposto envolvimento da DJI em fornecimento de equipamentos de vigilância contra os povos uigures, uma etnia de origem muçulmana que sofre repressão do governo chinês há anos.

Cada vez maior

A lista de empresas proibidas do governo dos EUA já é bastante longa e começou a partir de 2019, quando brigas comerciais e políticas foram iniciadas contra marcas como a Huawei. Ela e outras marcas da China foram acusadas de espionagem industrial e governamental, utilizando equipamentos de telecomunicação e influência para coletar dados sigilosos e repassar ao Partido Comunista Chinês.

Em 2021, o governo Biden ampliou as listas restritivas com ainda mais empresas de tecnologia — e quase adicionou até mesmo a Xiaomi, que foi posteriormente retirada após a companhia reclamar publicamente e iniciar um processo.

As outras marcas que farão parte da nova lista incluem ainda a CloudWalk Technology (reconhecimento facial), a Xiamen Meiya Pico (cibersegurança) e a Yitu Technology (inteligência artificial), entre outras.