Mercado de infoprodutos em alta: veja como criar o seu!

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Mercado de infoprodutos em alta: veja como criar o seu!
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Se você está na internet, provavelmente já ouviu falar em produtos digitais. Afinal, o mercado de infoprodutos caminha junto à transformação digital há alguns anos, e já em 2019 mais de 4,5 milhões de brasileiros trabalhavam online direto de casa, segundo a consultoria IDados.

No entanto, nos últimos anos, devido a pandemia do Coronavírus, o digital apresentou um crescimento exponencial.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, apenas no primeiro semestre de 2020 a procura por capacitações online cresceu mais de 200%, em comparação com o ano de 2019.

Esse movimento pode ser compreendido por dois fatores: o fechamento dos estabelecimentos, o que levou parte da população a se render ao ensino a distância, e a necessidade do isolamento social, fazendo as pessoas ficarem em casa com tempo livre, tornando a internet o espaço de lazer, trabalho, socialização e, claro, o principal canal para novos aprendizados.

Assim, pudemos observar a venda de produtos digitais deslanchar, mostrando todo o potencial que o mercado online oferece, seja para aprender novas habilidades ou aprofundar algum aprendizado.

E certamente esse cenário está apenas no começo: segundo projeção da empresa de pesquisas Forrester, em dez anos, todas as empresas do mundo também farão parte do mercado de infoprodutos, comercializando ao menos um produto digital.

Por isso, saber o que são produtos digitais e como você também pode ganhar dinheiro com eles é indispensável para não ficar para trás.

O que são infoprodutos?

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital, que oferece informação ou conhecimento, distribuído e consumido por meios eletrônicos.

Para criar um infoproduto, o único requisito é que o produtor (a pessoa que irá desenvolvê-lo) tenha conhecimento sobre um determinado assunto e saiba como passar essas informações adiante.

Isso torna o mercado de infoprodutos um dos meios mais democráticos e rentáveis para empreender atualmente, sobretudo porque não é preciso fazer um alto investimento inicial, como pode ser necessário para outros tipos de empreendimentos.

Assim, é possível comercializar e-books, consultorias virtuais, audiobooks, cursos online e outros tipos de infoprodutos que possuem o objetivo de ensinar novas habilidades ou solucionar problemas.

Depois de produzido, o produtor precisa encontrar um meio para divulgar e comercializar esse produto. Para isso, ele pode contar com plataformas que oferecem o suporte necessário para criar, hospedar e comercializar o infoproduto, como é o caso da EAD Plataforma.

A seguir, veja qual o passo a passo para criar cursos em nossa plataforma e aprenda como colocar o seu produto no mercado.

Como criar um curso online?

EAD

Agora que você conhece um pouco mais sobre o mercado de infoprodutos, deve estar se perguntando como criar o seu curso online.

Com uma plataforma ead, esse processo pode ser mais simples do que você imagina. Afinal, além de ter diversos recursos disponíveis para tornar o seu curso mais completo, você pode contar com o suporte e a transparência no cuidado com a entrega do seu produto e o financeiro do seu negócio.

Na EAD Plataforma, por exemplo, você pode entrar no mercado de infoprodutos em poucos passos.

Passo 1: organize a estrutura do seu curso

Para criar um curso online é preciso pensar em sua estrutura. Afinal, por mais que você já tenha uma ideia do que será abordado, é preciso pensar em como oferecer isso aos alunos.

Dessa forma, a primeira etapa é pensar no conteúdo que será disponibilizado. Tenha anotado todas as referências, o método de ensino que irá usar, planeje testes, caso sejam aplicados, bibliografia, entre outros.

Além disso, não esqueça de ponderar também sobre:

  • o objetivo do curso;

  • a carga horária;

  • o formato das aulas;

  • o cronograma do curso;

  • possíveis avaliações;

  • profissionais envolvidos;

  • certificado, etc.

Passo 2: escolha os formatos que serão utilizados

Não é porque você está entrando no mercado de infoprodutos com um curso online que precisa se prender às tradicionais aulas em vídeo.

Uma solução como a EAD Plataforma oferece recursos que ajudam a diversificar na entrega do conteúdo, como com transmissões de aulas ao vivo, chats, fóruns, entre outra infinidade de possibilidades.

É importante oferecer novidades ao decorrer do curso online para prender a atenção dos alunos e cativá-los, visando que todos os inscritos concluam a certificação, sem abandonar o estudo pela metade.

Conheça todos os recursos da EAD Plataforma!

Passo 3: produza o material do curso

Depois do planejamento é hora de colocar a mão na massa! Com seu infoproduto estruturado e os formatos escolhidos, chegou o momento de se atentar a questões como equipamentos, cenário e fazer a captação do conteúdo.

Se você puder, conte com profissionais nessa etapa para te ajudar a deixar o curso mais profissional. No entanto, se não for possível, não se acanhe por isso.

Produza o seu conteúdo com o que você tem em mãos e faça o melhor que puder com os recursos que possui.

Passo 4: contrate uma plataforma de ensino

Para entrar de vez no mercado de infoprodutos, o último passo é escolher uma plataforma ead para hospedar e gerenciar seu curso online. Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma.

Em poucos passos, com agilidade e eficácia, você pode ter seu conteúdo hospedado e acompanhar a evolução dos seus alunos, assim como gerenciar a parte financeira do seu negócio.

No vídeo abaixo, você pode conferir como é fácil colocar seu curso no ar e todas as ferramentas que ajudam a tornar seu produto o mais personalizado possível:

Pronto para fazer sua estreia no mercado de infoprodutos? Conte com a EAD Plataforma para acompanhar seus alunos, ter métricas e informações sobre seus cursos, oferecer chats e fóruns, emitir certificados e até receber pagamentos.

Com um excelente custo-benefício, a EAD Plataforma é a solução ideal para quem deseja começar no mercado oferecendo uma excelente experiência de ensino online logo em seu primeiro curso. Para entender como a ferramenta funciona, você pode experimentar por um período de teste gratuito!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.