Bitcoin está concentrado nas mãos de poucas pessoas, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Bitcoin está concentrado nas mãos de poucas pessoas, diz estudo
Imagem: André François McKenzie/Unsplash/Reprodução

Apesar da popularidade do Bitcoin, um terço da criptomoeda em circulação é controlada por apenas 10 mil investidores individuais. Esse dado foi revelado em um estudo do National Bureau of Economic Research (NBER).

Entretanto, é difícil determinar nas mãos de quais pessoas está essa grande concentração de ativos. Isso porque os maiores endereços não representam indivíduos, mas bolsas e instituições que detêm a moeda digital em nome de outros investidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Parte dos endereços do Bitcoin podem pertencer ao mesmo grupo de investidores.Parte dos endereços do Bitcoin podem pertencer ao mesmo grupo de investidores.Fonte:  Aleksi Raisa/Unsplash/Reprodução 

Usando um método de coleta de dados que diferenciava endereços de intermediários e de indivíduos, o NBER encontrou um grupo que controlava 5,5 milhões de Bitcoin em 2020. Este ano, o número foi atualizado para cerca de 8,5 milhões de criptomoedas.

Para mais, os mil principais investidores individuais controlam cerca de 3 milhões de Bitcoin. Conforme o estudo, a concentração da moeda digital pode ser ainda maior.

“Essa medida de acúmulo provavelmente é um eufemismo, pois não podemos descartar que alguns dos maiores endereços são controlados pela mesma instituição”, revelam os pesquisadores à Bloomberg.

Variação do preço da criptomoeda mexem com a possibilidade de um ataque à rede Bitcoin.Variação do preço da criptomoeda mexem com a possibilidade de um ataque à rede Bitcoin.Fonte:  Executium/Unsplash/Reprodução 

Os perigos da concentração de Bitcoin

A centralização da mineração de Bitcoin é ainda mais profunda. Segundo o NBER, os 10% dos principais mineradores controlam 90% da capacidade de mineração, e apenas 0,1% (cerca de 50 mineradores) controlam 50% da capacidade total.

Com isso, o alto acúmulo de ativos torna a rede vulnerável a 51% de chances de ataques. Por exemplo, um único usuário poderia assumir o controle da maior parte das operações de mineração de criptomoedas.

“Esse ecossistema ainda é dominado por grandes players, sejam mineradores, donos de criptomoedas ou bolsas. Isso torna a moeda suscetível ao risco sistêmico e implica que a maioria dos ganhos com a adoção futura caíra desproporcionalmente para um pequeno conjunto de participantes”, explicam os pesquisadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.