PIX: bancos querem regras flexíveis para impedir golpes e roubos

1 min de leitura
Imagem de: PIX: bancos querem regras flexíveis para impedir golpes e roubos
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um grupo de instituições bancárias que atuam no Brasil está solicitando ao Banco Central do Brasil (BC) uma flexibilização no regulamento do PIX, a plataforma instantânea de transferência de dinheiro por meios digitais.

O motivo é a preocupação com o uso do método em golpes, roubos e sequestros — afinal, o dinheiro é passado rapidamente de uma conta para outra, sem restrição de horários de funcionamento e com limites altos de transferência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Recentemente, reportagens mostraram como esse tipo de crime está cada vez mais difundido, com números bastante relevantes em algumas regiões, como São Paulo. Com a flexibilização das regras, as instituições buscam formas de evitar os golpes.

O que pode mudar?

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um dos pedidos envolve a liberdade de negociação de limites entre bancos e clientes — por enquanto, esses valores são os mesmos de outra forma de transferência, o TED, com mudanças apenas mediante pedido do dono da conta.

Além disso, os bancos querem a liberdade de negociar limites por plataforma, ou seja, via computador e celular. A quantidade máxima de envios e dinheiro transferido também pode receber um limite menor em certas faixas de horário, como a madrugada.

Outra demanda envolve o prazo máximo de 24 horas para que o banco aceite um aumento de limite. Atualmente, o reajuste ocorre em apenas 1 hora, permitindo que esse comando seja usado por criminosos para obrigar a vítima a passar ainda mais dinheiro via PIX.

Segundo a reportagem, o BC ouviu as demandas e mantém conversas com as instituições, mas ainda não sinalizou se vai atender a algum dos pedidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.