AMD lança kit desktop 4700S com peças recicladas do Xbox Series X

1 min de leitura
Imagem de: AMD lança kit desktop 4700S com peças recicladas do Xbox Series X
Imagem: AMD

Um kit para desktop, tendo a bordo um processador AMD 4700S, possivelmente reciclado de consoles Xbox Series X rejeitados, foi lançado oficialmente no site da fabricante norte-americana como “uma solução de desktop para casa e escritório". Embora essa gambiarra seja adotada há algum tempo por alguns montadores, é a primeira vez que a AMD a reconhece como uma solução oficial.

Embora seja corriqueiro que alguns consoles sejam devolvidos ao fabricante, o destino das peças rejeitadas muitas vezes permanece incerto, com parte dos componentes sendo reutilizada em novos produtos ou apenas modificada para reaproveitamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No novo kit para desktop AMD 4700S, a possível reciclagem dos consoles da Microsoft torna-se evidente pela total ausência da marca Ryzen, embora fique claro que o chip é uma unidade de processamento acelerado (APU), com sua iGPU desativada (ou rejeitada por defeito), mas com os oito núcleos de 16 threads Zen 2 intactos. A velocidade do clock não foi divulgada pela empresa.

Como funciona o kit desktop AMD 4700S?

Fonte: AMD/ReproduçãoFonte: AMD/ReproduçãoFonte:  AMD 

O kit desktop AMD 4700S é uma solução integrada, do tipo tudo junto e misturado na pequena placa-mãe mini-ITX: processador, memória e resfriamento, este controlado por um hub A77E, normalmente utilizado em plataformas embarcadas (embutidas). Como o kit não possui saídas de vídeo, a placa-mãe deverá permitir apenas uma discreta placa gráfica.

Dado que a AMD fornecerá drivers somente a partir do Windows 10, isso mostra que o novo AMD 4700S não será compatível com versões anteriores do Windows, muito menos com o Linux. Por ser apenas listado no site, o preço ainda não foi informado, mas, segundo o site Tom’s Hardware, um desses kits foi vendido em uma loja finlandesa por cerca de US$ 317 dólares, algo em torno de R$ 1,6 mil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.